Coren-SC se reúne com universidades para discutir campanha sobre saúde mental na Enfermagem

Na última sexta-feira (10), o Coren-SC participou de uma reunião no departamento de Enfermagem da UFSC para discutir uma campanha que conscientize sobre a saúde mental na Enfermagem, especialmente sobre temas como automedicação e o suicídio na profissão. O Conselho foi representado pela tesoureira, Daniela Maçaneiro, e pelos assessores de comunicação Nicolas Quadro e Rodrigo Moizéis.

“Esse é um assunto muito sério, e que pode ter consequências muito graves. Hoje, nos corredores dos hospitais ouvimos casos de depressão, automedicação e até mesmo tentativas de suicídio entre profissionais de Enfermagem, mas tudo ainda é muito velado. Precisamos chamar atenção para o tema e ajudar os profissionais de Enfermagem o quanto antes”, destacou Daniela.

A reunião também contou com a presença dos professores do Departamento de Enfermagem da UFSC, Jefferson Rodrigues e Helena Cortes, com a mestranda no Departamento, Sarah Soares Barbosa, do psicólogo clínico e doutorando no departamento de Ciências Humanas da UFSC Diogo Boccardi, e da professora do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR, Sabrina Stefanello.

Durante o encontro, os participantes chegaram a conclusão que a ausência de dados e informações concretas sobre o assunto, dificultam a elaboração de estratégias para abordar o tema, especialmente quanto ao suicídio e a automedicação.

“Hoje a gente não tem uma pesquisa que aborde essa questão, muito menos dados que dimensionem essa questão em Santa Catarina ou no Brasil. Por isso, essa parceria vai ser importante. Precisamos trabalhar com uma pesquisa que ajude a sociedade a lidar com o tema e é fundamental que todos os atores da Enfermagem, Conselho, Sindicato, Universidades e os profissionais colaborem para podermos mudar essa situação”, completou Daniela.

Nas próximas semanas, o Coren-SC deve trabalhar em conjunto com a universidade para realizar um levantamento preliminar que ajude a nortear pesquisas sobre o assunto. A Assessoria de Comunicação do Conselho também deve iniciar uma série de divulgações informativas sobre saúde mental para os profissionais de Enfermagem.