Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina empossa nova Diretoria para gestão 2023/2024

Na última  quinta-feira (15/12), foi empossada a nova Diretoria da Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (Ascop – SC). O grupo realizou duas importantes atividades: a Assembleia Extraordinária para eleição da nova Diretoria da Ascop/SC – Gestão 2023/2024 – e a Assembleia Geral Ordinária para apresentação das atividades e encerramento do ano. O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina integra o grupo, e é representado por seu presidente, Gelson Albuquerque.

Ao todo, 23 conselhos formam essa associação, que representam mais de 400 profissionais catarinenses. “É uma honra e uma responsabilidade compor a Ascop. O Coren-SC vai trabalhar junto com a nova Diretoria, para seguir nosso trabalho de fortalecimento da Associação e dos Conselhos profissionais catarinenses”, disse Gelson Albuquerque, Presidente do Coren-SC.

Coordenadas pelo presidente Marcos Vinícius de Oliveira Neves (CRMV-SC), as reuniões tiveram a participação de presidentes e representantes dos conselhos profissionais associados. Estavam presentes o diretor Tesoureiro, Marino Tessari (CREF3-SC), a diretora Secretária, Silvia Búrigo Tomelin (OAB-SC) e o diretor Secretário Adjunto, Sandroval Francisco Torres (Crefito10).

A eleição foi realizada com a escolha por aclamação da única chapa inscrita ao pleito. O presidente do Crefito10, Sandroval Francisco Torres, assume a Ascop/SC em janeiro com os novos diretores (nominata abaixo) e disse estar honrado com a confiança. Ele aproveitou para elogiar o presidente Marcos Neves que, ao atuar na pandemia, conseguiu manter todos unidos quando a regra era o distanciamento. “Estarei empenhado para fortalecer ainda mais a Ascop/SC e promover ações importantes aos conselhos associados”, disse Sandroval.

DIRETORIA ELEITA – Gestão 2023/2024

Sandroval Francisco Torres – Presidente do CREFITO10

VICE-PRESIDENTE

Djalma Henrique Hack – Presidente do CRA-SC

TESOUREIRO

Marino Tessari – Conselheiro Federal do CREF3/SC

TESOUREIRO ADJUNTO

Carlos Alberto Kita Xavier – Presidente do CREA-SC

SECRETÁRIA

Claudia da Silva Prudêncio – Presidente da OAB/SC

SECRETÁRIO ADJUNTO

Orivaldo Besen – Vice-Presidente CORE-SC

Assembleia Geral

Em seguida, iniciou a Assembleia Geral Ordinária com a apresentação das ações das comissão de Saúde pela coordenadora Jaqueline Ijuim (Crefono3). Ela mostrou as campanhas divulgadas nos canais da Ascop/SC nas datas mais importantes para a área da saúde, além da série de lives realizadas sobre temas de interesse, como amamentação, acidentes de trabalho, câncer de mama, saúde masculina e saúde dos pets.

Depois, ela apresentou também um resumo das ações da Comissão de Educação e Formação, sendo que a principal foi a divulgação de vídeos com representantes dos conselhos abordando a importância da formação e do Registro Profissional.

O relatório da Comissão de Licitações foi apresentado pela representante do CRM-SC, que mostrou os resultados das reuniões realizadas e as trocas de informações sobre a nova legislação.

Por fim, o presidente da Ascop/SC fez um balanço das atividades realizadas na Gestão 2021/2022, destacando o aumento de 21 para 23 conselhos associados, a modernização do Estatuto, os encontros com deputados para barrar a PEC 108 que ameaçava as funções dos conselhos, além da realização dos cursos, como o de LGPD  e o de Contratação direta depois da nova lei de Licitações.

“Iniciamos também a realizar a apresentação da Ascop nos conselhos, mostrando para os conselheiros que não participam das assembleias o que é e para que serve a entidade, valorizando a Associação”, disse Marcos Neves, aproveitando para agradecer todos os integrantes da Diretoria pela parceria, aos secretários que passaram pela gestão dele – Mariana e Renato, à assessoria de Comunicação e a todos os conselhos que se fizeram presentes para poder concretizar as atividades.

Texto: Ascop-SC

Fotos: