Conselheira Daniela Maçaneiro entrega Prêmio Destaque Estudantil em formatura da Unesc

Evento foi realizado na noite de sábado(25/02) na AM Master House, em Criciúma (Fotos:Décio Batista)

No último sábado, (25), a Conselheira e Tesoureira do Coren-SC, Daniela Maçaneiro participou da formatura do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma. Foram formados também os graduados do curso de Biomedicina e Farmácia. A cerimônia ocorreu no AM Master Hall.

Na ocasião, Daniela representou o Coren-SC ao premiar a graduada Rafaela de Souza Sávio com o Prêmio Destaque Estudantil de Enfermagem. Rafaela se emocionou ao recebeu uma medalha e um certificado pelo seu destaque no desempenho durante todo o curso, obtendo a média 9,8.

“Foi uma cerimônia linda. Muito feliz de poder estar presente em uma noite tão especial para essas novas enfermeiras e novos enfermeiros. É importante que eles saibam que o Coren-SC está ao lado deles em todos os momentos da profissão”, disse a Conselheira do Coren-SC, Daniela Maçaneiro.

A pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta e presidiu a cerimônia de Colação de Grau. Em seu pronunciamento, a professora destacou que as graduadas e graduados são a principal mola propulsora para a comemoração dos 55 anos anos da Unesc e deu um conselho aos formandos.

“O conhecimento, a instrução, a formação técnica e humana são as condições que lhes permitem exercer a profissão, mas o seu êxito somente será alcançado com muita dedicação e compromisso. Tenho plena convicção de que vocês estão aqui hoje porque estão preparados para seguir em frente.”, comentou Graziela.

Angola teve quatro profissionais formados

Um momento que vai ficar marcado na memória de quatro angolanos que deixaram suas famílias para a realização de um sonho. Três mulheres e um homem, atravessaram o oceano atlântico sul, percorreram aproximadamente 7 mil quilômetros e residiram no Brasil por 1.825 dias para conquistarem, neste período, o diploma do curso de Enfermagem da Unesc.

Eles participaram da colação de grau e receberam a benção de seus pais, familiares e amigos que estiveram testemunhando o acontecimento. Oito familiares vieram de Luanda, capital de Angola, para prestigiar a tão sonhada noite.

Em nome dos angolanos, a graduada Alda Leonilde Mariano Constantino, falou como foi a experiência de morar no Brasil e estudar na Unesc. “Foi uma experiência muito, mas muito difícil. Estávamos longe da família, dos amigos e viemos para um país que a gente não conhecia. Mas fomos bem recebidos e a perseverança também nos fez chegar até aqui. Para nós, a palavra é gratidão pelos professores da Universidade, por nos acompanharem durante esse tempo todo de caminhada, porque graças a eles a gente conseguiu chegar até aqui, porque foi muito auxílio, muita perseverança.

Texto e fotos: Décio Batista – Unesc