Com sucesso de público, Coren-SC realiza etapa Chapecó-Caçador do Encontro Regional de RTs

Nesta quinta-feira (2), o Coren-SC realizou a etapa Chapecó-Caçador do Encontro Regional de Enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs). O evento lotou o auditório da Udesc Oeste, em Chapecó.

A mesa de autoridades foi composta por: Gelson Albuquerque, presidente do Coren-SC; Manira Schimitz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Saúde de Chapecó; Fábio Ramos Nunes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó e Região; conselheiras do Coren-SC, Cheila Siega e Lisa Kleba; coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-SC, Helen Schmitt; professora do departamento de Enfermagem da UDESC, Edlamar Katia Adamy; coordenadora de enfermagem da Secretaria de Saúde de Chapecó, Carise Fernanda Schneider.

Na abertura, o presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque, apresentou a palestra “o Coren-SC e sua Missão, Valores, Visão e Papel Societário; Perspectivas para 2023”.

“Somos mais de 75 mil profissionais em Santa Catarina e temos uma estrutura reduzida no Conselho. É importante que os RTs conheçam essa estrutura e entendam que além do cadastro profissional, ainda temos diversas iniciativas que vão desde capacitações até a luta pelo piso salarial da Enfermagem”, afirmou Gelson.

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO

Na palestra “Responsabilidade Civil do Enfermeiro Responsável Técnico”, ministrada pela Assessora Jurídica do Coren-SC, Dra. Claudirene Vilvert, foi apresentanda a estrutura jurídica do Coren-SC e as suas atividades em prol da enfermagem catarinense.

Além disso, Claudirene também explicou o conceito de responsabilidade civil, legal e ética, e apresentou as legislações que envolvem o tema. A palestra também contou com alguns cases que exemplificaram diferentes tipos de responsabilidade, como imperícia, imprudência e negligência.

“Esse tipo de encontro é muito importante. A questão da responsabilidade civil é fundamental para a Enfermagem, especialmente para os RTs. Já realizávamos essa palestra em algumas instituições e fico muito contente que conseguimos explorar esse assunto durante o Encontro de RTs Chapecó-Caçador”, destacou Claudirene.

COMISSÕES DE ÉTICA

A Conselheira Lisa Kleba abordou o tema “As Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) no apoio à gestão dos RTs”. Na palestra, Lisa explicou as funções das CEEs e apresentou o seu papel como apoio aos RTs. A Conselheira também destacou pontos importantes nas Resoluções do Cofen que tratam sobre as Comissões de Ética e Responsabilidade Técnica.

“SC sempre teve um papel muito significativo na Enfermagem Brasileira. E nas CEEs isso não é diferente. Temos uma participação forte e muitas comissões espalhadas pelo Estado, que garantem apoio não só nas atividades dos RTs mas também funcionam como braço do Coren-SC nas instituições, resolvendo algumas situações que poderiam ter acarretado em denúncias para o Conselho”, explicou.

ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA

Durante o período da tarde, o Auxiliar Administrativo do Departamento de Fiscalização, Odirlei da Silva, apresentou as melhorias no sistema de Responsabilidade Técnica do Coren-SC, destacando a agilidade e a praticidade do novo sistema.

“Tudo que a gente faz é buscando o melhor para o profissional, e nesse sentido, a anotação de responsabilidade técnica melhorou muito desde novembro de 2022. Agora, o RT faz tudo online, e em menos de 48 horas já consegue emitir a certidão. É uma economia significativa de tempo e de dinheiro, considerando que muitas vezes o profissional precisava se deslocar até o Conselho”, afirmou Odirlei.

MESA REDONDA

O evento prosseguiu com a mesa redonda com a temática “A rotina do Enfermeiro Responsável Técnico”. Participaram da mesa as enfermeiras fiscais do Coren-SC, Dra. Laryssa Inoue, Dra. Caroline Basso, Dra. Lucélia Pires, e as Enfermeiras RTs Silvia Bortolini e Maiara Fungueto.

Durante a mesa, as fiscais do Coren-SC apresentaram as resoluções do Cofen que legislam sobre a responsabilidade técnica e explicaram sobre a sua rotina de fiscalização. Já as RTs, aproveitaram o espaço para destacar o dia a dia dos RTs, com suas responsabilidades e atividades rotineiras.

“O RT se destaca na atuação gerencial como um líder, sendo um articulador dos processos assistenciais na atenção básica. O enfermeiro próximo da gestão muitas vezes consegue delinear de forma mais objetiva alguns serviços da classe trazendo segurança e qualidade no atendimento”, ressaltou Silvia.

MANUAL DA FISCALIZAÇÃO

A coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-SC, Helen Schmitt apresentou as novidades do novo Manual de Fiscalização. Helen ainda destacou a importância da padronização do serviço de fiscalização, ressaltando a importância para garantir a qualidade e paridade no serviço de fiscalização.

No papel de coordenadora do evento, Helen também exibiu as respostas do formulário de avaliação do evento, que trouxe elogios e pontos de melhora para o Encontro Regional de RTs. Ao final do evento, foram escolhidos 30 representantes da região para participarem da Etapa Estadual, que será realiza em Florianópolis nos dias 11 e 12 de setembro.

“Foi um evento fantástico. É muito bom ver um auditório cheio, mas principalmente participativo. Foi muito proveitoso para o Coren-SC e também para os RTs. Estamos ansiosos para as próximas etapas e para o Encontro Estadual.

Confira as fotos do Encontro Regional de RTs Chapecó-Caçador