No Dia da Mulher, Hospital Regional de São José empossa nova Comissão de Ética

Nova Comissão de Ética de Enfermagem empossada no Hospital Regional de São José

O Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, em São José, empossou sua nova Comissao de Ética de Enfermagem (CEE) na manhã desta terça-feira (8). O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) participou da cerimônia e realizou a posse dos novos membros. Representaram o Conselho a vice-presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, a Chefe de Divisão de Fiscalização, Karla Barzan, e a Enfermeira Fiscal Jesnifer Nesso.

A cerimônia, realizada no Dia Internacional da Mulher, empossou oito novos membros. Cinco efetivos e três suplentes. Das oito pessoas que compõem o grupo, sete são mulheres. Gerente de Enfermagem do Hospital, Juliana Correia parabenizou aos dois grupos – a Comissão que encerrou seu trabalho e a nova que foi empossada nesta quarta:

“Parabéns as guerreiras de plantão. Só a gente sabe o que a gente sabe o que a gente deixa em casa pra vir cuidar das outras pessoas. Estamos em um momento histórico no Hospital. Uma gestora enfermeira, um diretor enfermeiro. Tudo isso vem a contribuir de maneira política para a nossa categoria”, disse.

Vice-presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo discursou sobre a importância da participação da Enfermagem no cenário Político

Vice-Presidente do Coren-SC faz discurso marcante

Maristela Azevedo, vice-presidente do Coren-SC, também cumprimentou as mulheres da Enfermagem presentes:

“Cumprimento todas as mulheres, em nome da Juliana. Somos 85% dessa categoria no Brasil. Temos que assumir os espaços de poder, os espaços políticos. Apesar de sermos a grande maioria da Enfermagem, somos representadas majoritariamente por homens”, falou Maristela, que também comentou sobre a participação do Coren-SC na luta pelo Piso Salarial da categoria:

“O Conselho é uma grande instituição que também é política. Somos 75 mil profissionais no estado. Milhares de profissionais novos, dos últimos anos pra cá. A enfermagem melhorou muito, se qualificou e está valorizada. A gente continua na luta pelo Piso para que esse salário chegue no contracheque de todos nós, de todos vocês.”, disse.

Diretor do Hospital, Dawyson Koerich também discursou na cerimônia e relembrou marchas históricas e movimentos realizadas por mulheres que deram início ao Dia Internacional da Mulher, instaurado pela ONU em 1977: “Essas mulheres lutaram por vários direitos que, inclusive, hoje a enfermagem luta. Redução da carga horária, salário digno. Hoje eu saúdo a todas vocês mulheres. Dawyson também comentou que “a enfermagem e a ética precisam caminhar juntas. A CEE nada mais é que uma representatividade do próprio conselho dentro da estrutura hospitalar”, disse.

Dawyson também ressaltou a presença da Enfermeira Fiscal do Coren-SC, Jennifer Nesso, falando sobre a relevância e importância do trabalho da equipe de fiscalização do Conselho para que o serviço prestado a população seja de qualidade e excelência.

Membros Efetivos:

Luciana Galvão Paes da Rosa – Enfermeira
Silvana Fernanda da Silveira – Enfermeira
Patrícia de Souza – Técnica de Enfermagem
Patrícia Ferreira – Técnica de Enfermagem
Adalberto dos Santos Junior – Técnico de Enfermagem

Membros suplentes:

Andreia Sgrott – Enfermeira
Márcia Martins – Técnica de Enfermagem
Michelle Salete da Silva – Técnica de Enfermagem

Após a cerimônia de posse, a Chefe de Divisão de Fiscalização do Coren-SC, realizou uma breve conversa com os membros efetivos e suplentes empossados. A partir de agora, o grupo fará novas reuniões para, de fato, atuar na instituição. A Comissão de Ética de Enfermagem é responsável por divulgar o trabalho das CEEs, propor ações educativas, entre outras ações.

O Hospital Regional Dr. Homero Miranda Gomes, de São José, é o maior Hospital de Santa Catarina, e conta com cerca de 1100 profissionais de Enfermagem, entre Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem.

Prêmio Destaque de Enfermagem

No início da Cerimônia, a Vice-Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, também realizoua entrega do Prêmio Destaque de Enfermagem 2022. Em 2022, foram indicadas duas profissionais do hospital, a Enfermeira Dinorá Santana Lemos e a Técnica de Enfermagem Silene Feltz. As duas foram indicadas pelos próprios colegas pelo trabalho desenvolvido na unidade.

Confira mais fotos da cerimônia