Coren-SC participa de reunião com Distrito Sanitário Especial Indígena

Na última semana o Coren-SC participou de uma reunião com Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI Interior Sul). Durante a reunião, os representantes do DSEI apresentaram a política de atenção ao indígena e a estrutura administrativa do Distrito Sanitário em SC e no RS, assim como os procedimentos de assistência à saúde e os processos de enfermagem para a população indígena.

Já o Coren-SC explicou um pouco das ações que vem realizando no Estado, como os Encontros Regionais de RTs, salientando a importância da participação do DSEI Interior Sul nessa discussão. O Coren-SC informou que o cadastramento dos enfermeiros RTs está de forma totalmente online, bem como, será organizada uma reunião entre a fiscalização e as equipes de enfermagem do DSEI para conhecimento deste processo de trabalho por parte dos fiscais.

Representaram o Coren-SC na reunião a vice-presidente Maristela Azevedo, a Coordenadora do Departamento de Fiscalização, Helen Bruggemann e a Chefe da Divisão de Fiscalização, Karla Barzan. Já o DSEI Interior Sul foi representado pelas enfermeiras Reniana Dilli Scarano, Tatiane Cristina Dal’Bosco, pela engenheira civil Juliana Macalin dos Santos e pela apoiadora técnica em Saúde Janaína Torres Santos.

“A atenção com a saúde dos povos indígenas é algo que interessa muito ao Conselho. Precisamos que as políticas de assistência para essa população sejam ativas e não somente quando acontece alguma tragédia. Foi muito importante essa troca de experiências com o DSEI Interior Sul e esperamos manter essa parceria para futuras ações”, destacou a vice-presidente do Coren-SC, Maristela de Azevedo.