Membros de Comissões de Ética de Enfermagem da Região Norte se reúnem para planejar Encontro Regional

Os presidentes das Comissões de Ética de Enfermagem da Região Norte de Santa Catarina se reuniram, na manhã desta segunda-feira (13), para iniciar uma série de conversas sobre o Encontro Regional de Comissões de Ética de Enfermagem de Santa Catarina. As atividades são promovidas pelo Coren-SC, por meio de Sua Comissão de Ética de Enfermagem (CEC).

Representaram a CEC do Coren-SC os Enfermeiros Ivonei Bittencourt e Angelo Vidal Alves, além da Técnica de Enfermagem Marcia Baems. Também participaram Enfermeiros Responsáveis Técnicos das cidades da Região Norte. Juntos, eles vão realizar o Encontro Regional de Comissões de Ética da Região Norte.

O evento vai ocorrer no dia 2 de maio, em Joinville, das 14h às 18h, no auditório da Escola Pró-Rim.

Além disso, o grupo vai realizar encontros trimestrais para tirar dúvidas, buscar soluções e montar uma rede de apoio entre as Comissões de Ética da região Norte e Nordeste de Santa Catarina.

“Foi uma discussão muito rica. Cada um falou sobre suas fortalezas e pontos que precisam de mais apoio. A ideia é que o grupo se apoie, fortalecendo e apoiando cada comissão no que for necessário”, comentou Ivonei Bittencourt, membro da CEC do Coren-SC.

Presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque comemorou o encontro e a movimentação do grupo: “É crucial que as Comissões se unam em busca desse apoio. Esse é um dos excelentes frutos colhidos de tantas Comissões de Ética empossadas no estado. Nossa gestão buscou sempre ampliar esse movimento, e hoje contamos com mais de 100 Comissões de Ética empossadas em Santa Catarina.”

Comissões de Ética terão encontro Estadual em 2023

Quem preside a Comissão de Ética do Coren-SC e lidera esse trabalho é a Enfermeira Lisa Kleba, Conselheira do Coren-SC na região Oeste. Lisa explica também que esses grupos ajudam a orientar as equipes de enfermagem a desenvolverem a assistência com qualidade e dentro dos pressupostos legais. Também orientam a receberem e esclarecerem dúvidas quanto aos aspectos éticos e técnicos da prática profissional.

Em 2023, as CEEs realizarão um Encontro Estadual, com pessoas representantes de todas as regiões após as etapas Regionais.

“Estamos ansiosos e confiantes para realizar uma atividade importante com dezenas de profissionais catarinenses. Precisamos justamente realizar essa troca de experiências para que cada instituição, cada cidade possa promover mais medidas educativas que orientem os Profissionais de Enfermagem sobre os problemas, desafios e limites na prestação da assistência de Enfermagem”, comenta Kleba.