Comissões de Ética de Enfermagem da região Sul de SC trocam experiências em Criciúma

A Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc Criciúma sediou nesta quarta-feira (29), o 1º da série de Encontros de Comissões de Ética de Enfermagem promovidos pelo Coren-SC. A atividade ocorreu durante toda a tarde e reuniu cerca de 50 pessoas no Bloco XXI, na sala de Metodologias Ativas. Os integrantes dos diferentes grupos puderam contar experiências sobre suas atuações em cada instituição/município, e debateram sobre cada realidade. Em uma das atividades, eles utilizaram cartões de papel pardo para definir o Encontro “Aprendizado, conhecimento, conexão, evolução”.

“Foi uma tarde muito legal. As atividades foram dinâmicas, todos participaram das propostas e acredito que tenhamos feito um excelente debate”, comentou Mira Dagostin, integrante da Comissão de Ética de Enfermagem (CEC) e Conselheira do Coren-SC.

Os encontros regionais acontecerão entre os meses de março, abril e maio. Em 13 e 14 de julho, Florianópolis sediará a etapa Estadual, que contará com os representantes de cada encontro regional. “As Comissões de Ética funcionam como um braço do Coren-SC nas instituições”, comenta Lisa Kleba, Coordenadora da CEC e uma das organizadoras do evento. Portanto, mais do que ampliar o número de Comissões, também é muito importante alinhar e capacitar essas comissões. Por isso esses encontros são fundamentais.

Ao final, os participantes responderam um formulário e realizaram uma avaliação positiva do evento, que serve de referência para o Coren-SC se programar para as próximas edições.

Confira o Cronograma dos Encontros de Comissões de Ética 2023

Editar
Local: Data:
Criciúma 29/03
Lages 17/04
Caçador 25/04
Florianópolis 25/04
Joinville 02/05
Chapecó 16/05
Blumenau 17/05
Etapa Estadual (Florianópolis) 13 e 14/07

Confira mais fotos da atividade em Criciúma:

Comissões de Ética crescem em Santa Catarina

Nos últimos anos, com um impulso do Conselho Regional de Enfermagem de SC, o número de Comissões de Ética de Enfermagem cresceu 20% no estado. “Hoje temos cerca de 100 Comissões de Ética espalhadas por Santa Catarina, e é fundamental darmos oportunidade para novas lideranças em cada hospital, em cada município catarinense”, comentou Gelson Albuquerque, presidente do Coren-SC

Como implantar ou renovar uma Comissão de Ética:

Ao implantar ou renovar uma CEE, a instituição deverá seguir as normativas estabelecidas pela Resolução 593/2018 Cofen e Decisão 036/2022 Coren-SC. Para obter informações mais detalhadas sobre como deve ser realizado o processo, há um roteiro disponível no site do Coren-SC.

Para dar início ao processo é necessário que o responsável designado pela instituição se cadastre, preenchendo o formulário específico. O sistema gera um login e uma senha, os quais serão encaminhados ao endereço de e-mail informado pelo usuário. Caso precisem de apoio, os integrantes da Comissão de Ética do Coren-SC estão à disposição. Certamente, as CEEs têm sido parceiras fundamentais do Conselho no cumprimento de suas atribuições, seja zelando pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam, seja garantindo assistência segura e de qualidade aos usuários.