Coren-SC realiza 12º Encontro Regional de Enfermeiros RTs em Lages

Nesta segunda-feira (17), o Coren-SC realizou o 12º Encontro Regional de Enfermeiros RTs (Responsáveis Técnicos). O evento reuniu profissionais da Serra Catarinense no CentroSerra, em Lages.

A mesa de autoridades foi composta por: Maristela de Azevedo, presidente em exercício do Coren-SC; coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-SC, Helen Schmitt; presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Lages e Região, Maria Goretti Branco; representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lages, Andreia Miranda; e o representante da Secretaria Municipal de Saúde de Lages, Cesar Espanhol.

“Por muito tempo se tinha a ideia que o Coren-SC servia apenas para cobrar. Nos últimos anos percebemos essa visão mudar, e muito por conta de eventos como esse, que valorizam a participação dos profissionais e dão voz para os trabalhadores de todas as regiões do Estado”, destacou Maria Goretti.

“Esse encontro é muito importante porque também valoriza o papel do Enfermeiro como Gestor. Como sabemos, os RTs têm funções que vão além da assistência em Saúde o que garante um protagonismo que esta profissão merece”, completou Cesar.

Na abertura, a presidente em exercício do Coren-SC, Maristela Azevedo, apresentou a palestra “o Coren-SC e sua Missão, Valores, Visão e Papel Societário; Perspectivas para 2023”.

“Somos mais de 75 mil profissionais em Santa Catarina, o que é mais que boa parte dos munícipios de Santa Catarina. Nesse sentido, os RTs são fundamentais pois funcionam como um braço do Conselho nas instituições. Neste 12º Encontro Regional de Enfermeiros RTs, esperamos estreitar essa parceria e fortalecer o protagonismo dos profissionais de Enfermagem na região”, afirmou Maristela.

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO

Na palestra “Responsabilidade Civil do Enfermeiro Responsável Técnico”, ministrada pelo Advogado do Coren-SC, Dr. Leonardo Longo, foi apresentada a estrutura jurídica do Coren-SC e as suas atividades em prol da enfermagem catarinense.

Além disso, Leonardo também explicou o conceito de responsabilidade civil, legal e ética, e apresentou as legislações que envolvem o tema. A palestra também contou com alguns cases que exemplificaram diferentes tipos de responsabilidade, como imperícia, imprudência e negligência.

“É muito importante que os profissionais conheçam a sua Legislação. É uma segurança para o trabalhador e também para o paciente. Nesse sentido, essa troca de experiências que tivemos aqui é muito proveitosa e com certeza vai agregar muito na rotina profissional dos RTs aqui de Lages e região”, destacou Leonardo.

COMISSÕES DE ÉTICA

A Conselheira Mira Dagostin abordou o tema “As Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) no apoio à gestão dos RTs”. Na palestra, Mira explicou as funções das CEEs e apresentou o seu papel como apoio aos RTs. A Conselheira também destacou pontos importantes nas Resoluções do Cofen que tratam sobre as Comissões de Ética e Responsabilidade Técnica.

“Temos uma participação forte e muitas comissões espalhadas pelo Estado, que garantem apoio não só nas atividades dos RTs mas também funcionam como braço do Coren-SC nas instituições, resolvendo algumas situações que poderiam ter acarretado em denúncias para o Conselho. Na Serra, essa participação ainda está aumentando e esperamos ter novas CEEs após esse evento”, explicou.

ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA

Durante o período da tarde, o Auxiliar Administrativo do Departamento de Fiscalização, Odirlei da Silva, apresentou as melhorias no sistema de Responsabilidade Técnica do Coren-SC, destacando a agilidade e a praticidade do novo sistema.

“Tudo que a gente faz é buscando o melhor para o profissional, e nesse sentido, a anotação de responsabilidade técnica melhorou muito desde novembro de 2022. Agora, o RT faz tudo online, e em menos de 48 horas já consegue emitir a certidão. É uma economia significativa de tempo e de dinheiro, considerando que muitas vezes o profissional precisava se deslocar até o Conselho”, afirmou Odirlei.

MESA REDONDA

O 12º Encontro Regional de Enfermeiros RTs prosseguiu com a mesa redonda com a temática “A rotina do Enfermeiro Responsável Técnico”. Participaram da mesa as enfermeiras fiscais do Coren-SC, Giana Marlize Boeira Poetini e Lilian Farias Heinzen, e das Enfermeiras RTs Mariany Nunes Arruda, Suiane Cristina Schmidt Costa, Alessandra Waltrick Muniz e Kelly Fernanda Durdyn.

Durante a mesa, as fiscais do Coren-SC apresentaram as resoluções do Cofen que legislam sobre a responsabilidade técnica e explicaram sobre a sua rotina de fiscalização. Já as RTs, aproveitaram o espaço para destacar o dia a dia dos RTs, com suas responsabilidades e atividades rotineiras. A mesa também teve participação da plateia, que se emocionou compartilhando algumas vivências de suas rotinas profissionais.

MANUAL DA FISCALIZAÇÃO

A coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-SC, Helen Schmitt apresentou as novidades do novo Manual de Fiscalização. Helen ainda destacou a importância da padronização do serviço de fiscalização, ressaltando a importância para garantir a qualidade e paridade no serviço de fiscalização.

No papel de coordenadora do evento, Helen também exibiu as respostas do formulário de avaliação do evento, que trouxe elogios e pontos de melhora após o 12º Encontro Regional de Enfermeiros RTs. Ao final do evento, foram escolhidos 30 representantes da região para participarem da Etapa Estadual, que será realiza em Florianópolis nos dias 11 e 12 de setembro.

“O 12º Encontro Regional de Enfermeiros RTs em Lages. Foi um ambiente muito aconchegante e mais do que palestras que ajudam a adquirir conhecimento profissional, a troca de experiências e vivências foi muito enriquecedora. Ficamos felizes e esperamos ter uma forte presença da Serra no nosso Encontro Estadual”, completou Helen.

Confira as fotos do 12º Encontro Regional de Enfermeiros RTs em Lages