Conselheira Mira Dagostin realiza posse de CEE do Hospital São Donato, em Içara

Na última sexta-feira (14), foi empossada a Comissão de Ética da Fundação Social Hospitalar de Içara – Hospital São Donato. Conselheira do Coren-SC na região Sul, Mira Dagostin participou e liderou a cerimônia. Compuseram a mesa as seguintes autoridades:

  • Mira Dagostin – Conselheira e Membro da Comissão de Ética do Coren/SC
  •  Tainá Santiago Marcelino – Gerente de Enfermagem do Hospital São Donato
  • Eliete Modolon – Coordenadora do RH do Hospital
  • Leticia Brígido – Coordenadora da UTI do Hospital
  • Milca Josiane Moreira – Coordenadora do Pronto Socorro e Clinicas e representante da atual Comissão de Ética de Enfermagem da instituição

Momento de homenagens é marcado por muita emoção da equipe

Após a composição da mesa, momento de homenagens. A Enfermeira Tainá Santiago, Gerente de Enfermagem da instituição, homenageou os profissionais de saúde que trabalharam durante a pandemia da COVID-19. “Foi um momento de uma sensibilidade enorme da homenagem. Claro, um aperto no coração ao lembrar desses anos tão difíceis, mas também um momento de alegria pela vida”, relatou Mira Dagostin, conselheira do Coren-SC.

“Foram dias de muita aflição aos profissionais da saúde. O medo que alastrava em nossa instituição, nos corredores, nos olhares, também estavam nas ruas, nos mercados.”, comentou Tainá. Foram cerca de 150 mortes por COVID 19 (entre suspeitos e confirmados) na instituição. “Todas foram tristes e pesaram em nossos corações, mas nenhuma doeu tanto quanto a morte precoce dos nossos colegas Ademir e Maricelis”, disse.

Mira também comentou sobre a identificação que sente com a unidade: “Me senti acolhida pois trabalhei no Hospital São Donato durante 14 anos. E é incrível ver a semente plantada lá atras trazendo frutos de acolhimento, de humanização. Senti muito orgulho mesmo de ter realizado a posse lá”, disse.

Na sequência, a posse da nova Comissão de Ética da instituição foi realizada com cinco membros efetivos e uma suplente. São eles:

MEMBROS EFETIVOS

  • Indira Celia Monteiro Fernandes – enfermeira
  • Paulo Henrique Kuiaski enfermeiro
  • Elizangela Santos Silva técnica de enfermagem
  • Mirian Gomes de Araújo  Técnica de enfermagem
  • Cristiano Santiago Costa   enfermeiro

MEMBROS SUPLENTES

  • Micheli Silva Flores da Rosa enfermeira

A Comissão de Ética é um órgão representativo do Coren/SC nas questões éticas dos profissionais de Enfermagem, que tem como finalidade a orientação, a conscientização, o assessoramento, a emissão de pareceres e a compilação de fatos relacionados ao exercício ético-profissional da categoria na instituição.

O Hospital:

O Hospital São Donato foi criado em 30 de outubro de 1954 a partir de uma necessidade da comunidade. Inicialmente foi denominado de Hospital de Caridade São Donato em referência ao padroeiro de Içara. Até então vigário, o padre Boleslau Smieleski foi escolhido primeiro presidente. Atualmente o Presidente é Seu Valmor da Silva, o diretor geral Julio de Luca, Diretor técnico Marcelo Vinhas, Gerente administrativa Fabiane Filisbino e Gerente de Enfermagem Tainá Santiago

Após inúmeras ampliações e aprimoramento, o Hospital hoje conta com os setores de maternidade, clinica médica, clinica cirúrgica, centro cirúrgico, 2 UTI e atendimento de urgência e emergência no pronto socorro

Confira as fotos do evento: