13º Encontro Regional de RTs do Sul de SC lota auditório da Unesc, em Criciúma


Nesta segunda-feira (24), o Coren-SC realizou o 13º Encontro Regional de RTs (Responsáveis Técnicos) do Sul de Santa Catarina. O evento reuniu mais de 70 profissionais da região, lotando o auditório da Unesc, em Criciúma.

A mesa de autoridades foi composta por: Maristela de Azevedo, presidente em exercício do Coren-SC; coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-SC, Helen Schmitt; a Representante da SMS de Criciúma, Eliane Salib; Cléber Ricardo da Silva, do Sindsaúde/SC; e Paula Zugno, Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unesc.

“A reitora da nossa Instituição, Dra. Luciane Ceretta, é enfermeira e por isso sabemos mais do que nunca a importância dessa profissão. A Unesc está sempre de portas abertas para o Coren-SC e temos certeza que essa parceria irá render muitos frutos para a região”, destacou Paula.

Na abertura, a presidente em exercício do Coren-SC, Maristela Azevedo, apresentou a palestra “o Coren-SC e sua Missão, Valores, Visão e Papel Societário; Perspectivas para 2023”.

“É muito gratificante ver um auditório como esse cheio e com RTs engajados e que buscam o melhor para a profissão. O RT funciona como um braço do Coren-SC nas instituições e é muito importante estreitar esses laços e conhecer a realidade de cada um dos representantes das instituições presentes aqui hoje”, completou Maristela.

O 13º Encontro Regional de RTs também teve a presença do Secretário Municipal de Criciúma Acélio Casagrande, que aproveitou para agendar uma reunião com o Coren-SC para alinhar a aplicação dos Protocolos de Enfermagem no Município.

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO

Na palestra “Responsabilidade Civil do Enfermeiro Responsável Técnico”, ministrada pelo Advogado do Coren-SC, Dr. Leonardo Longo, foi apresentada a estrutura jurídica do Coren-SC e as suas atividades em prol da enfermagem catarinense.

Além disso, Leonardo também explicou o conceito de responsabilidade civil, legal e ética, e apresentou as legislações que envolvem o tema. A palestra também contou com alguns cases que exemplificaram diferentes tipos de responsabilidade, como imperícia, imprudência e negligência.

“É muito importante que os profissionais conheçam a sua Legislação. É uma segurança para o trabalhador e também para o paciente. Nesse sentido, essa troca de experiências que tivemos aqui é muito proveitosa e com certeza vai agregar muito na rotina profissional dos RTs aqui de Lages e região”, destacou Leonardo.

COMISSÕES DE ÉTICA

A Conselheira Mira Dagostin abordou o tema “As Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) no apoio à gestão dos RTs”. Na palestra, Mira explicou as funções das CEEs e apresentou o seu papel como apoio aos RTs. A Conselheira também destacou pontos importantes nas Resoluções do Cofen que tratam sobre as Comissões de Ética e Responsabilidade Técnica.

“Nossa região tem um engajamento muito bom dos profissionais, mas apesar dessa forte participação, ainda temos poucas comissões de ética de Enfermagem (CEE) aqui no Sul. Agora que conseguimos apresentar todo o trabalho do Coren e também das CEEs, esperamos incentivar a instalação de novas Comissões aqui na região”, ressaltou Mira.

ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA

No período da tarde, 13º Encontro Regional de RTs contou com a palestra do Auxiliar Administrativo do Departamento de Fiscalização, Odirlei da Silva, que apresentou as melhorias no sistema de Responsabilidade Técnica do Coren-SC, destacando a agilidade e a praticidade do novo sistema.

“Tudo que a gente faz é buscando o melhor para o profissional, e nesse sentido, a anotação de responsabilidade técnica melhorou muito desde novembro de 2022. Agora, o RT faz tudo online, e em menos de 48 horas já consegue emitir a certidão. É uma economia significativa de tempo e de dinheiro, considerando que muitas vezes o profissional precisava se deslocar até o Conselho”, afirmou Odirlei.

MESA REDONDA

O 13º Encontro Regional de Enfermeiros RTs prosseguiu com a mesa redonda com a temática “A rotina do Enfermeiro Responsável Técnico”. Participaram da mesa as enfermeiras fiscais do Coren-SC Edna de Souza e Daiane Leandro Freitas, a enfermeira RT da SMS de Sangão, Bruna Simon França, a enfermeira RT da Unimed de Criciúma, Denise Maccarini, do enfermeiro RT dos cursos de Enfermagem da Universidade do Vale do Araranguá, José Luiz de Oliveira, e da enfermeira RT da Clínica dos Olhos São José, Samira Hartkopf.

Durante a mesa, as fiscais do Coren-SC apresentaram as resoluções do Cofen que legislam sobre a responsabilidade técnica e explicaram sobre a sua rotina de fiscalização. Já as RTs, aproveitaram o espaço para destacar o dia a dia dos RTs, com suas responsabilidades e atividades rotineiras, esclarecendo as diferenças entre as diferenças realidade dos Enfermeiros em cada instituição. A mesa também teve participação da plateia, que se emocionou compartilhando algumas vivências de suas rotinas profissionais.

MANUAL DA FISCALIZAÇÃO

A coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-SC, Helen Schmitt apresentou as novidades do novo Manual de Fiscalização. Helen ainda destacou a importância da padronização do serviço de fiscalização, ressaltando a importância para garantir a qualidade e paridade no serviço de fiscalização.

No papel de coordenadora do 13º Encontro Regional de RTs, Helen também exibiu as respostas do formulário de avaliação do evento, que trouxe elogios e pontos de melhora após o 12º Encontro Regional de Enfermeiros RTs. Ao final do evento, foram escolhidos 30 representantes da região para participarem da Etapa Estadual, que será realiza em Florianópolis nos dias 11 e 12 de setembro.

“Ficamos muito contentes com a participação nesse 13º Encontro Regional de RTs. Tanto pela quantidade de público quanto o engajamento. A troca de experiências foi muito enriquecedora para o Conselho e percebemos esse mesmo sentimento para os profissionais”, destacou Helen.

Confira as fotos do 12º Encontro Regional de Enfermeiros RTs em Criciúma