Troca de experiências e diálogos marca Encontro de Comissões de Ética da Grande Florianópolis

Cerca de 50 pessoas estiveram no auditório do Hospital Governador Celso Ramos, nesta terça-feira (25), para discutir sobre Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs). O encontro, promovido pelo Coren-SC, alcançou os profissionais que compõem as CEEs de hospitais e instituições da Grande Florianópolis.

Participaram representantes de hospitais como o São Francisco de Assis, em Santo Amaro da Imperatriz, do Hospital Universitário, de Florianópolis, do SOS Cardio, também na capital, entre outros. Comissões de Ética de Secretarias Municipais de Saúde também marcaram presença, como as de São José e Biguaçu, entre outros.

Ao todo, estiveram representadas 13 Comissões de Ética no encontro, o que representa cerca de 60% das CEEs da Região da Grande Florianópolis.

Karla Barzan e Júlia Boell, enfermeiras que compõem a Comissão de Ética de Enfermagem do Conselho Regional (CEC), organizaram e lideraram a atividade, ao lado de Edilmar Theodoro, estagiário do Departamento de Fiscalização:

“Foi muito produtivo. Várias Comissões marcaram presença e puderam trocar experiências de cada hospital, de cada instituição. Aprendemos muito e estamos ansiosos para a Etapa Estadual do Encontro, que será em julho”.

Entrega Prêmio Destaque

Dois profissionais que atuam no Hospital Governador Celso Ramos receberam sua homenagem relativa ao Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem 2022, realizado pelo Coren-SC em dezembro do último ano. A indicação para o prêmio foi realizada pelos próprios colegas, conforme o regulamento do prêmio.

Vilmar Pagno dos Santos e Júlio Cesar Vasconcellos de Azevedo foram os profissionais homenageados. Os dois não puderam estar presentes por conta da rotina de trabalho e plantões, mas tiveram seus nomes lembrados e foram representados por colegas da instituição. Vilmar recebeu o certificado e amedalha, e Júlio Cesar recebeu menção honrosa.

 

Recebi uma denúncia – e agora?

A Enfermeira Maria do Carmo Vicensi ministrou a palestra “Como proceder com o recebimento e encaminhamento denúncia para CEE”. Na atividade, Maria do Carmo mostrou aos profissionais o acesso ao Caderno Coren-SC Orienta – Comissões de Ética, disponível no site do Coren-SC, e debateu algumas simulações com profissionais presentes.

“Foi uma experiência incrível. Ver a sala cheia de integrantes de Comissões de Ética mostra que estamos cada vez mais expandindo essa ideia por toda Santa Catarina, o que é fundamental para a enfermagem catarinense”, comentou.

Liliane, integrante da CEE do Hospital Florianópolis, falou um pouco sobre como é feito esse processo após o recebimento de uma denúncia ética:

“A gente apura, com oitiva acolhedora e imparcial. Nos reunimos e convocamos a comissão para a discussão. A partir daí, emitimos um parecer com toda a narrativa, fazemos a devolutiva para a gerência e notificamos o Coren-SC”, disse.

Confira mais fotos da atividade: