Joinville reúne integrantes de Comissões de Ética de Enfermagem em encontro participativo

O Instituto Pró-Rim, de Joinville, sediou na última terça-feira (2), o Encontros de Comissões de Ética de Enfermagem da região promovidos pelo Coren-SC. A atividade ocorreu durante todo o dia e reuniu cerca de 50 pessoas no Auditório do Pró-Rim. Os integrantes dos diferentes grupos puderam contar experiências sobre suas atuações em cada instituição/município, e debateram sobre cada realidade. Os participantes do evento também assistiram apresentações de dança da Escola de dança Espaço A.Z.

“Foi um dia muito produtivo. As conversas foram bem esclarecedoras, e todos tiveram a oportunidade de participar, contando um pouco mais sobre cada realidade”, comentou Lisa Kleba, Conselheira do Coren-SC e membro da Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SC (CEC)

Também participaram representando a CEC do Coren-SC os Enfermeiros Ivonei Bittencourt e Angelo Vidal Alves, além da Técnica de Enfermagem Marcia Baems. Os Enfermeiros Responsáveis Técnicos das cidades da Região Norte, a conselheira Laís Concellos e os enfermeiros fiscais do Coren-SC vinculados à Subseção de Joinville do Coren-SC também marcaram presença.

Participaram estudantes de graduação e do curso Técnico em enfermagem de várias instituições de ensino de Joinville e da região, quando receberam informações sobre ética, profissionalismo, sistema de regulação, normatização e fiscalização do exercício da profissão da enfermagem. Também ouviram sobre motivação para exercer a profissão com ética e, ao final, fizeram questionamentos a respeito da temática.

Atração Cultural

Os participantes tiveram um momento de arte com a apresentação de dançarinas da Escola de dança Espaço AZ, sob a coordenação de Sheila Melatti com a apresentação de três coreografias: sapateado, jazz e um ato do Musical Chicago, da Broadway.

Prêmio Destaque de Enfermagem 2022

Na ocasião, também foi entregue a medalha e o certificado do Prêmio Destaque de Enfermagem para a Técnica de Enfermagem Márcia Aparecida Baems. Márcia foi premiadana categoria “Profissionais que atuam nas Entidades de Classe e que realizaram trabalhos honoríficos relevantes em prol da entidade”. A indicação de Márcia veio pela Comissão Organizadora do próprio Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC).

Márcia, que também compõe a Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SC, agradeceu a homenagem: “É uma honra ser lembrada pelo meu conselho profissional. Agradeço a todos que colaboraram e colaboram diariamente na minha jornada”, disse.

A lista completa com todos os premiados do Prêmio Destaque 2022 está disponível neste link.

Márcia recebe o certificado e a medalha ao lado dos colegas da Enfermagem

Encontro Estadual

Os encontros regionais acontecem nos meses de março, abril e maio. Já foram realizados encontros regionais em Criciúma, Lages, Joaçaba, Florianópolis e Joinville. As próximas serão em Chapecó e Blumenau, durante a Semana da Enfermagem.Em 13 e 14 de julho, Florianópolis sediará a etapa Estadual, que contará com os representantes de cada encontro regional. “As Comissões de Ética funcionam como um braço do Coren-SC nas instituições”, comenta Lisa Kleba, Coordenadora da CEC e uma das organizadoras do evento. Portanto, mais do que ampliar o número de Comissões, também é muito importante alinhar e capacitar essas comissões. Por isso esses encontros são fundamentais.

Ao final, os participantes responderam um formulário e realizaram uma avaliação positiva do evento, que serve de referência para o Coren-SC se programar para as próximas edições.

Informações e fotos: Coren-SC e Pró-Rim

Confira mais fotos da atividade: