Enfermagem de Orleans aguarda votação de vereadores para ter Piso Salarial

Os profissionais de enfermagem do Município de Orleans, no Sul de Santa Catarina aguardam com otimismo uma ótima notícia nesta semana. Está marcada para o dia 8 de maio a votação do Projeto de Lei Complementar 5/2023 pelos vereadores da cidade.

O PL dispõe sobre a complementação do Piso Salarial Nacional do enfermeiro, técnico e auxiliar de Enfermagem. Caso seja aprovado, o Piso Salarial do município passa a ser R$4.750,00 para os enfermeiros e R$3.325,00 para os técnicos de enfermagem.

Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo aguarda com ansiedade a votação em Orleans: “Torcemos muito para que que os vereadores de Orleans reconheçam o trabalho da enfermagem nos últimos anos. Por isso, acreditamos que o projeto será aprovado nesta segunda-feira (8)”, disse.

Atualmente, trabalham na Secretaria Municipal de Saúde de Orleans 15 enfermeiros e 38 técnicos de enfermagem. De acordo com a vereadora Maiara Dal Ponte Martins, os enfermeiros já recebem acima do piso salarial sugerido, porém os técnicos não recebem. Com a aprovação da Lei do Piso, os técnicos receberam um acréscimo de mais de R$700.

Piso Nacional ainda aguarda liberação

Os valores que serão aplicados em Orleans caso o PLC seja aprovado são os mesmos da Lei 14.434/2022, sancionada no meio do ano passado pelo Presidente da República, mas que ainda não entrou em vigor no Brasil por conta de uma liminar suspendendo o Piso, emitida pelo Superior Tribunal Federal

Na última semana, o Congresso Nacional brasileiro aprovou, em sessão realizada no Plenário da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PLN) 5/2023 protocolado pelo Governo Federal para custear o Piso Salarial da Enfermagem. No projeto, o governo destina R$ 7,3 bilhões para implementar o piso salarial de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras a partir de maio. O pagamento será incluído como nova programação no âmbito do Fundo Nacional de Saúde, e vai atender setor público e entidades filantrópicas.

Agora, com a aprovação do PLN e mais  a categoria deve seguir firme em busca da próxima vitória, que é a derrubada da liminar no Supremo Tribunal Federal (STF).