Prefeitura de Orleans sanciona Piso Salarial da Enfermagem

Na última terça-feira (16), a Prefeitura Municipal de Orleans, no sul do estado, sancionou o Piso Salarial da Enfermagem. A medida afeta principalmente os técnicos em Enfermagem do município, que recebiam 70% do piso nacional. Com a lei sancionada, a partir de maio esses profissionais receberão o valor de R$3.325,00.

Em abril deste ano, o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei Complementar n° 0005/2023, que dispõe sobre a complementação do Piso Salarial Nacional do enfermeiro, técnico e auxiliar de Enfermagem. O PL foi votado pelos vereadores da cidade no dia 8 de maio.

De acordo com a vereadora Maiara Dal Ponte Martins, os enfermeiros já recebem acima do piso salarial sugerido. Maiara é enfermeira e uma das articuladoras do PL no município.

“É uma vitória. Uma luta grande dos enfermeiros e técnicos do município que sonham a muito tempo com esse reconhecimento”, diz Maiara.

Maristela Azevedo, presidente do Coren-SC, comemorou a notícia:

“Ótima notícia para os nossos enfermeiros e técnicos de Orleans. Essa sanção caminha com as atualizações que estamos vendo em Brasília , com a aprovação do Piso Salarial Nacional.”

Hoje, o município dispõe de aproximadamente 40 profissionais técnicos de enfermagem. O Coren-SC contabiliza mais de 2,8 milhões de profissionais do setor no país, incluindo 693,4 mil enfermeiros, 450 mil auxiliares de enfermagem e 1,66 milhão de técnicos de enfermagem, além de cerca de 60 mil parteiras.