Grupo de Trabalho em Empreendedorismo do Coren-SC promove reuniões abertas online

Depois de levantar o perfil de profissionais de enfermagem empreendedores no último mês, o Grupo de Trabalho do Coren-SC que estuda e desenvolve o tema Empreendedorismo está realizando reuniões abertas com os profissionais. São quatro encontros com datas já marcadas, que ocorrem nos meses de junho, julho, setembro e novembro. As atividades sãprealizadas online por meio da plataforma Google Meet, onde todos podem participar com câmera, voz e chat.

A coordenadora do GT, Jouhanna Menegaz, está liderando os encontros, abertos ao públicos: “A ideia é que a gente consiga ouvir um pouco mais esse grupo e conhecer um pouco mais essa enfermagem empreendedora e inovadora. Estamos tentando inovar também nos canais de comunicação, então essa é uma alternativa diferente de conhecer os profissionais que se interessam e trabalham com esse tema”, disse.

Os links para participar de cada encontro são estes:

 

 

 

Meeting de Empreendedorismo

No último mês de agosto, o Coren-SC promoveu o 1° Meeting de Empreendedorismo e Inovação. O encontro ocorreu em Florianópolis, no Centro de Inovação ACATE – Downtown. Para os que não puderam participar de maneira presencial, o Coren-SC transmitiu ao vivo o evento para todo o mundo por meio de seu canal no YouTube. Confira como foi a atividade:

Conduzido pelos enfermeiros José Luis Guedes, Daniela Farinella e Jouhanna Menegaz, que compõem o GT em Empreendedorismo, o Meeting deu visibilidade ao empreendedorismo e inovação em Enfermagem por meio das histórias e trajetórias de empreendedores catarinenses, permitindo ainda a conexão e construção de redes regionais e nacionais.

Perfil de Profissionais empreendedores

O Grupo de Trabalho sobre Empreendedorismo em Enfermagem do Coren-SC realizou, nos últimos meses, uma pesquisa para caracterizar a atuação empreendedora dos profissionais de Enfermagem no estado de Santa Catarina. As informações foram catalogadas por um formulário do Google Forms. As perguntas levantaram dados sociodemográficos e sobre a experiência de cada profissional com a área do Empreendedorismo da Enfermagem.

O levantamento apontou que 55% dos profissionais que responderam o levantamento são enfermeiros, 43% são técnicos de Enfermagem e 2,3% são auxiliares de Enfermagem. Destes, quase 90% são mulheres. O tempo de atuação e de experiência na área variam: desde recém-formadas até profissionais com 37 anos de carreira na Enfermagem; além disso, 48% atua há menos de um ano com Empreendedorismo na Enfermagem, e 14% atua há mais de 10 anos nesse campo.

Jouhanna falou um pouco mais sobre esse relatório e sobre o tema em uma live no instagram do Coren-SC, realizada neste mês de maio. Para os que quiserem rever o conteúdo, a live está disponível abaixo: