Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo participa de Seminário Administrativo do Cofen, em Rondônia

O 13º Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (SEMAD) chegou ao fim nesta quinta-feira (25/5), após quatro dias destinados ao aprimoramento da boa governança e dos processos administrativos. Mais de 180 participantes acompanharam uma extensa programação que traduziu o protagonismo dos conselhos na gestão pública e evidenciou a responsabilidade em representar o conselho de classe da maior força da saúde no país.

O evento foi realizado com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) na cidade de Porto Velho e reuniu conselheiros, assessores, empregados públicos e colaboradores do sistema. O seminário promoveu uma série de palestras e mesas redondas, além da assembleia de presidentes e dos encontros de assessores jurídicos e pregoeiros.

Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo representou o estado catarinense no Seminário. Além da presidente, a tesoureira e conselheira Daniela Maçaneiro também marcou presença, juntamente com Odirlei Silva, que atua no Departamento de Fiscalização do Coren-SC

“Foi muito importante ter mais esse momento de troca com outros conselhos regionais. Temos um sistema unido, que trabalha intensamente para desenvolver cada vez mais ações para os profissionais de enfermagem inscritos”, comentou Maristela.

Durante a cerimônia de encerramento, Betânia Santos, presidente do Cofen, ressaltou a rica programação do 13º SEMAD. “Praticamente todos os nossos palestrantes são integrantes de algum dos nossos conselhos. Este é o reflexo do elevado patamar que ocupamos quando o assunto é administração pública. Seguiremos buscando a atualização de conhecimentos para continuarmos a realizar nossas atividades finalísticas com excelência”, destacou.

O presidente do Coren-RO, Manoel Neri, agradeceu aos presentes pelos dias de seminário. “O sistema é exemplo para os demais conselhos profissionais. Trabalhamos de forma incansável para cumprir com a responsabilidade que temos com a sociedade e os mais de 2,8 milhões de profissionais que necessitam da eficácia dos nossos serviços”, afirmou.

Prevenção de acidentes e assédio

Abrindo a manhã do último dia de SEMAD, Raphaela Guimarães e Cecilia Albergaria, presidente e secretária da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAA), respectivamente, apresentaram mesa redonda sobre as atividades do grupo no Cofen. Desde setembro, a CIPAA passou a atuar na prevenção e no combate ao assédio moral e sexual, além de outras formas de violência. Um canal foi criado para o recebimento de denúncias, com garantia de sigilo.

Fonte: Ascom/Cofen