Comissão de Ética da Secretaria Municipal de Xanxerê é empossada nesta terça (30)

Conselheira e Coordenadora da CEC do Coren-SC, Lisa Kleba marcou presença na posse

Nesta terça-feira (30 de maio), foi empossada a Comissão de Ética de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê. A posse teve início às 14h, na Câmara de Vereadores do município, e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde – Enfermeira Francis Mara Zago Pegoraro. Também marcou presença a Diretora de Atenção à Saúde – Enfermeira Thaise Carina Xavier Tofolo, e da Coordenadora de Enfermagem – Enfermeira Katia Daniela Iop.

Representaram o Coren-SC a Coordenadora da Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SC (CEC), Lisa Kleba, juntamente com a Enfermeira fiscal do Coren-SC na região Oeste,  Angela Toqueto. A Secretária Francis Pegoraro destacou a importância do papel da CEE não apenas para fortalecimento da Enfermagem, mas também para melhoria da assistência aos usuários no município.

Membros Efetivos empossados:

  • Enfermeiro Leandro Taicir Ramos (presidente da CEE)
  • Técnica de Enfermagem Andreia Rita Basso (Secretária da CEE)
  • Técnica de Enfermagem Oneide Chimello Baesso

Membros Suplentes

  • Enfermeira Caroline Cenzi
  • Técnica de Enfermagem Fernanda Jurema Detofano
  • Técnica de Enfermagem Nelci Lorena Altreider

Após a posse, os integrantes participaram de uma roda de conversa, tendo como foco esclarecimentos e orientações sobre o papel das CEEs, estratégias de trabalho e fontes de informação para embasar seus estudos e tomada de decisões. Para o Enfermeiro Leandro Taicir Ramos, presidente da CEE eleita, “a Comissão é uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo uma oportunidade de estar aprimorando os conhecimentos em relação às questões éticas do exercício profissional.”

Os integrantes da CEE destacaram, também, a comissão como espaço de aprendizagem, profissionalismo, cooperação, valorização e de esperança, acreditando que podem contribuir para uma enfermagem melhor. Conselheira do Coren-SC, Lisa Kleba corroborou com a opinião dos integrantes: “Este é um espaço que possibilita resgatar a essência de nossa profissão e do nosso valor como profissionais de enfermagem. É crucial que cada vez mais enfermeiros, técnicos e auxiliares queiram ocupar estes espaços de liderança nas Comissões de Ética”, disse.

Confira mais fotos da atividade: