Enfermeira de Joinville participa do Projeto de Saúde Ocular em Uganda

A enfermeira Nancy Dietrich, do Instituto de Oftalmologia de Joinville (IOJ), foi convidada pelo Eye Health Africa para integrar o Projeto de Saúde Ocular 2023, realizado em Kampala, Uganda. O convite foi motivado pela técnica que Nancy desenvolveu com o médico oftalmologista João Alfredo Dietrich em 2016, para examinar a visão de recém-nascidos de forma menos invasiva.

O Exame Digital dos Olhos usa uma câmara digital para documentar possíveis alterações do fundo do olho em recém-nascidos, sem utilizar colírios midriáticos (que dilatam a pupila) e principalmente sem a necessidade de sedação anestésica, o que diminui a incidência de complicações.

Um dos objetivos do IOJ em Kampala era apresentar e ensinar a realizar o Exame, assim como auxiliar na criação de um Banco de Olhos na região. Durante a visita, Nancy conheceu o Dr. Iddi Ndyabawe, médico oftalmologista de Uganda que realiza pesquisas sobre a retinopatia da prematuridade, uma das doenças possíveis de diagnosticar com o Exame Digital dos Olhos.

“Diante da realidade encontrada, nós vamos fazer um trabalho em conjunto, no sentido de formalizar protocolos para melhor atender todos os prematuros, dentro das suas necessidades, para desenvolver melhor o serviço de retinopatia da prematuridade com o Dr. Iddi”, explicou Nancy.

O fabricante da câmara usada no Exame Digital dos Olhos fez a doação de um aparelho para Kampala. Nancy esclarece ainda que “realizando esta sistemática, vai ser possível identificar a doença no período crítico que ela ocorre como também dar oportunidade de tratamento para estes casos”.

Confira como foi a participação da enfermeira Nancy no Projeto de Saúde Ocular 2023: