Cerca de 60 Enfermeiros RTs participam de encontro em Blumenau

O Coren-SC segue promovendo encontros para discutir a responsabilidade técnica com enfermeiros catarinenses. Na última terça-feira (15), cerca de 60 profissionais participaram do Encontro de RTs realizado na Furb, em Blumenau. RTs de todo o Vale do Itajaí puderam ouvir e falar sobre a relação dos RTs com Comissões de Ética, sobre a responsabilidade civil do Enfermeiro RT, entre outros temas.

O evento iniciou com a composição da mesa de autoridades, composta pelos seguintes profissionais:

• Enfermeira Drª Maristela Azevedo – Presidente do Coren-SC
  • Professor Dr. Marcus Vinícius Marques de Moraes – Vice-reitor da Universidade Regional de Blumenau (Furb)
  • Enfermeira Drª Elisandra Dall Agnol – Responsável Técnica pela Atenção Primária do Município de Blumenau
  • Clóvis Corrente – Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Blumenau
  • Drª Marilúcia Aparecida Ghisi Back – Diretora do Sindicato dos Enfermeiros de Santa Catarina
  • Enfermeira Drª Karla Barzan – Chefe da Divisão de Fiscalização do Coren-SC

Em sua fala de abertura, a Presidente do Coren-SC reforçou a importância dos RTs para o Conselho Regional: “Fico muito feliz de ver esse auditório cheio de gente que veio com toda essa chuva. Temos trabalhado forte nessas duas linhas: Comissões de Ética de Enfermagem e Enfermeiros Responsáveis Técnicos”.

Também marcaram presença, representando o Coren-SC, a Conselheira Marinês Finco, que atua na região de Blumenau. Assim como Francine Evaldt e Alex Junio dos Santos, enfermeiros fiscais do Coren-SC da região.

Enfermeiros RTs compõe mesa de debate

Durante a tarde, o Enfermeiro Fiscal do Coren-SC na região de Blumenau, Alex Junio dos Santos liderou uma mesa redonda intitulada: “A rotina do Responsável Técnico”. Compuseram a mesa Enfermeiros RTs de hospitais, instituições de ensino e demais instituições. Em um momento de reconhecimento e orgulho para os RTs que compuseram a mesa, cada um apresentou um pouco da sua experiência sobre a Responsabilidade Técnica, com apresentações e fotos das equipes.

Entre as falas, a do Enfermeiro Rafael Meyer, Gerente Assistencial e RT do Hospital do Pulmão, de Blumenau marcou os presentes. Rafael falou os desafios e boas práticas de um RT, e reforçou a necessidade dos profissionais buscarem uma qualificação extra:

“Às vezes a gente recebe uma mão de obra não tão qualificada. Muitos profissionais hoje não tem mais tanto o interesse de buscar esse conhecimento a mais. Por isso, precisamos constantemente qualificar nossas equipes”, comentou.

Outras atividades:

Além da mesa redonda, os RTs assistiram a uma palestra ministra pela advogada e assessora do Departamento Jurídico do Coren-SC, Claudirene Alves. Claudirene apresentou o tema: “A Responsabilidade Civil do Enfermeiro Responsável Técnico”, mostrando casos reais de processos éticos sobre o tema. Também pela manhã, o Enfermeiro Clóvis Darolt falou sobre “As Comissões de Ética de Enfermagem no apoio à gestão dos Responsáveis Técnicos”.

Por fim, o auxiliar administrativo do Coren-SC Odirlei Ferreira mostrou “As inovações do sistema online de solicitação de RT”. Odirlei mostrou o passo a passo de como solicitar uma anotação de responsabilidade técnica, acessando o site do Coren-SC. Em uma apresentação prática e didática, Odirlei reforçou que hoje, os RTs solicitam uma anotação em cerca de 10 minutos