Prefeitura de Blumenau inicia pagamento do Piso Salarial para profissionais de Enfermagem do município

Profissionais de enfermagem realizaram protesto em frente ao Teatro Carlos Gomes, em Blumenau

Desde o mês de maio de 2023, a Prefeitura de Blumenau iniciou o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem na folha a todos os profissionais de enfermagem do município. Ao todo, foram contemplados 240 Enfermeiros, 82 Auxiliares de Enfermagem e 470 Técnico de Enfermagem com valor retroativo a janeiro de 2023.

“É um grande avanço para nós profissionais da Enfermagem. Nos últimos anos realizamos vários atos públicos em Blumenau contando com a participação de profissionais da Enfermagem das instituições publicas e privadas de Blumenau e região. Além disso, contamos com a presença dos sindicatos Sintraseb e Sisblu” relembra a Enfª e Conselheira do Coren-SC Marinês Finco, que é servidora publica municipal de Blumenau.

Em Blumenau, o piso de enfermeiros está vinculado a carga horária de 30h semanais atuantes na administração direta, indireta e no ISSBLU. Ou seja, o valor passará para R$ 4.750,00. Para os Técnicos de Enfermagem, o vencimento será de R$ 3.325,00.

A iniciativa anda na linha da liberação do Piso Nacional Salarial da Enfermagem, aprovado e sancionado no Congresso Nacional e pelo Presidente da República. A medida também ocorre depois de muita pressão por parte dos profissionais de enfermagem do Município, que também fizeram uma série de protestos e manifestações. Os atos ocorreram nos hospitais, instituições e na própria Praça da Prefeitura, em setembro de 2022 e março de 2023. Também foi realizado um ato em frente ao Teatro Carlos Gomes, no Centro da cidade.

Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo também comemorou o pagamento do piso: “É uma excelente notícia para nossos Enfermeiros, técnicos e auxiliares. Essa valorização, que já deveria ter vindo antes, ajuda a pressionar as instituições privadas a também pagarem o Piso, e também ajuda a pressionar outros municípios a fazerem o mesmo”, comentou Maristela.

Veja mais fotos dos protestos em Blumenau: