Unisociesc recebe Encontro de Enfermeiros RTs da Região Norte

Cerca de 40 pessoas participaram do evento, realizado na Unisociesc, em Joinville

O circuito de conversas com Enfermeiros RTs catarinenses, realizado pelo Coren-SC, chegou à Unisociesc, em Joinville. Na manhã e tarde desta terça-feira, cerca de 40 Enfermeiros Responsáveis Técnicos participaram da atividade, realizada no auditório da Universidade – Campus Anita Garibaldi.

O encontro foi promovido pelo Coren-SC, com presença da Presidente do Conselho, Maristela Azevedo, que agradeceu a parceria com a Unisociesc:

“Para nós, é muito importante sermos bem recebidos, em um excelente local como esse da Unisociesc, então agradeço demais por mais essa oportunidade”, disse.

Maristela também comemorou a implantação dos protocolos de Enfermagem na cidade mais populosa do estado. “Quando eu vou nas cidades e conversamos com os secretários, prefeitos e vereadores, o pessoal às vezes demora ae entender que os protocolos de enfermagem são o carro chefe do município para uma boa assistência. Que bom que Joinville também nos ajudou com essa implantação”, comentou.

Também na abertura, Shadya Amaral representou a Unisociesc e ressaltou que receber o Coren-SC é sempre uma honra.

Vanessa Pacheco, RT do Município de Joinville

Enfermeira RT de Joinville representa SMS 

Quem também compôs a mesa foi Vanessa Pacheco, Enfermeira RT de Joinville, que representou a Secretaria Municipal de Saúde da cidade. À tarde, Vanessa também participou da mesa redonda intitulada: “A rotina do Responsável Técnico”. Compuseram a mesa Enfermeiros RTs de hospitais, instituições de ensino e demais instituições.

— Esse estreitamento de relações entre o Coren e a SMS tem permitido que esse protagonismo da enfermagem tenha ficado cada vez mais evidente. Temos muitos profissionais não só na atenção primária, mas também em outros serviços assistenciais, e o Coren-SC tem sido um grande parceiro nesse trabalho. Principalmente para dar segurança, tanto ao paciente quanto ao profissional — disse Vanessa em sua fala.

Também marcaram presença, representando o Coren-SC, as Conselheiras Sueli Sartor e Laís Concellos, que atuam na região de Joinville. Assim como Charles de Souza e Deyse Bertotti, enfermeiros fiscais do Coren-SC da região.

Helen Schmidt, coordenadora de fiscalização do Coren-SC

Palestras atraem participantes na Unisociesc

Pela manhã, a advogada e assessora do Departamento Jurídico do Coren-SC, Claudirene Alves. Claudirene apresentou o tema: “A Responsabilidade Civil do Enfermeiro Responsável Técnico”, mostrando casos reais de processos éticos sobre o tema. Também pela manhã, o Enfermeiro Ivonei Bittencourt falou sobre “As Comissões de Ética de Enfermagem no apoio à gestão dos Responsáveis Técnicos”. Ivonei compõe a Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SC (CEC)

No final da tarde, o auxiliar administrativo do Coren-SC Odirlei Ferreira mostrou “As inovações do sistema online de solicitação de RT”. Odirlei mostrou o passo a passo de como solicitar uma anotação de responsabilidade técnica, acessando o site do Coren-SC.

Coordenadora do Departamento de Fiscalização do CorenSC, Helen Schmidt finalizou o evento apresentando as novidades do novo Manual de Fiscalização

Veja mais fotos do evento: