Coren-SC e Governo de SC promovem reunião para ampliar Programa Protocolos de Enfermagem

Enfermeiras Sandra Regina da Costa (esq) e Elizimara Siqueira (dir) coordenaram a atividade

Nesta quarta-feira (5), às 14h, o Coren-SC e a Secretaria de Estado da Saúde do Estado promoveram o WebFórum “Esclarecendo os Protocolos de Enfermagem”. O evento online contou com a presença dos coordenadores da Atenção Primária das regionais de Saúde catarinense. Além disso, também foram convidados representantes dos 295 municípios do Estado para o WebFórum.

O evento teve como palestrantes a Enfermeira Responsável Técnica da SMS de Florianópolis, Elizimara Ferreira Siqueira, e a conselheira Sandra Regina da Costa. Além de proporcionar esclarecimentos sobre os Protocolos de Enfermagem, a atividade também buscou incentivar a adesão dos Protocolos por mais municípios no Estado.

OS RTs puderam participar por uma sala interna, em uma plataforma disponibilizada pela Secretaria de Estado da Saúde com câmera, microfone e fazendo perguntas pelo chat. Outras 130 pessoas assistiram a conversa ao vivo pelo Youtube.

REVEJA AQUI O WEBFÓRUM “ESCLARECENDO OS PROTOCOLOS DE ENFERMAGEM”:

Enfermeira Responsável Técnica do Município de Florianópolis, Elizimara Siqueira é uma das coordenadoras do programa, e avaliou a reunião: “Muito positiva. Detalhamos ao máximo o passo a passo de como fazer a implementação dos protocolos, e ao final disponibilizamos esse espaço para as dúvidas dos participantes”, disse.

SAIBA MAIS SOBRE COMO ADERIR AOS PROTOCOLOS DE ENFERMAGEM

Números do programa Protocolos de Enfermagem em SC

Hoje, 89% dos municípios catarinenses já solicitaram a adesão aos Protocolos. Dessas 263 cidades, 169 já estão aderidas e capacitadas. 38 municípios já aderiram mas ainda não realizaram o treinamento, e 33 municípios estão com a capacitação incompleta. Somente 31 municípios ainda não realizaram a adesão.

“Queremos aumentar cada vez mais esse número de municípios capacitados”, disse Sandra Regina da Costa, Conselheira do Coren-SC.

Objetivos do Programa:

– Cumprir a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem protegendo a prática clínica do Enfermeiro;
– Otimizar o processo de trabalho do Enfermeiro;
– Promover atendimento integral ao paciente em que este profissional possui plena capacidade técnica para análise, investigação e tomada de decisão;
– Aproximar os Enfermeiros às diversas diretrizes internacionais da prática de Enfermagem.
– Validar práticas recorrentes nas Unidades de Saúde por necessidade na agilização de processos de trabalho