Com público engajado, Florianópolis recebe última etapa regional do Encontro de RTs


Nesta quinta-feira (6), o Coren-SC promoveu o 16º Encontro de Regional de Enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) – Etapa Florianópolis. O evento aconteceu no auditório do Senac Prainha e contou com um público muito interessado e engajado.

A mesa de autoridades foi composta por: Maristela de Azevedo, presidente em do Coren-SC; Sandra Regina da Costa, Vice-Presidente do Coren-SC, Helen Schmitt, coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-SC; José Carlos Vieira, Diretor da Faculdade Senac-SC; e Nereu Sandro Espezim, vice-presidente do Sindsaúde-SC.

“Fico muito feliz em ver tamanha participação do público. A luta por uma enfermagem melhor começa com o preenchimento de espaços sim. Que hoje seja um dia de ótimas discussões e que a gente continue buscando forçar para lutar pelos nossos direitos como o piso salarial, as 30 horas e a lei do Descanso Digno”, destacou Nereu.

Na abertura do 16º Encontro de Regional de Enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) – Etapa Florianópolis, a presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, apresentou a palestra “o Coren-SC e sua Missão, Valores, Visão e Papel Societário; Perspectivas para 2023”.

“Somos mais de 75 mil profissionais em Santa Catarina, o que é mais que boa parte dos munícipios de Santa Catarina. Nesse sentido, os RTs são fundamentais pois funcionam como um braço do Conselho nas instituições. Estamos à disposição e esperamos que hoje se um dia muito rico aquisição de conhecimento e troca de experiências”, ressaltou Maristela.

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO

Na palestra “Responsabilidade Civil do Enfermeiro Responsável Técnico”, ministrada pela Assessora Jurídica do Coren-SC, Dra. Claudirene Vilvert Alves, foi apresentada a estrutura jurídica do Coren-SC e as suas atividades em prol da enfermagem catarinense.

Além disso, Claudirene também explicou o conceito de responsabilidade civil, legal e ética, e apresentou as legislações que envolvem o tema. A palestra também contou com alguns cases que exemplificaram diferentes tipos de responsabilidade, como imperícia, imprudência e negligência.

“É muito importante que os profissionais conheçam a sua Legislação. É uma segurança para o trabalhador e também para o paciente. É muito interessante observar que os assuntos abordados aqui hoje são vivenciados diariamente pelos RTs. Tanto que durante a palestra foram muitas dúvidas de Enfermeiros compartilhando os seus casos. Nesse sentido, mostra como o Encontro aqui em Florianópolis foi muito proveitoso para essa troca de experiências”, explicou Claudirene.

COMISSÕES DE ÉTICA

A Chefe da Divisão de Fiscalização do Coren-SC, Karla Barzan abordou o tema “As Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) no apoio à gestão dos RTs”. Na palestra, Karla explicou as funções das CEEs e apresentou o seu papel como apoio aos RTs. A Enfermeira também destacou pontos importantes nas Resoluções do Cofen que tratam sobre as Comissões de Ética e Responsabilidade Técnica.

“Temos uma participação forte e muitas comissões espalhadas pelo Estado, que garantem apoio não só nas atividades dos RTs mas também funcionam como braço do Coren-SC nas instituições, resolvendo algumas situações que poderiam ter acarretado em denúncias para o Conselho. É importante essa integração já que são os próprios RTs que fazem a solicitação de implantação de uma Comissão de Ética na sua instituição”, ressaltou Karla.

ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA

Durante o período da tarde, o Auxiliar Administrativo do Departamento de Fiscalização, Odirlei da Silva, apresentou as melhorias no sistema de Responsabilidade Técnica do Coren-SC, destacando a agilidade e a praticidade do novo sistema.

“Tudo que a gente faz é buscando o melhor para o profissional, e nesse sentido, a anotação de responsabilidade técnica melhorou muito desde novembro de 2022. Agora, o RT faz tudo online, e em menos de 48 horas já consegue emitir a certidão. É uma economia significativa de tempo e de dinheiro, considerando que muitas vezes o profissional precisava se deslocar até o Conselho”, afirmou Odirlei.

MESA REDONDA

Na sequência foi realizada a Mesa Redonda “A rotina do Enfermeiro Responsável Técnico”. Participaram da mesa os enfermeiras fiscais do Coren-SC, Manoel dos Santos, Jennifer Nesso, e Mariana Zabotti; além das Enfermeiras RTs da SMS de Palhoça, Kellen Elisa Fappi e Grasiela Muller; do Enfermeiro RT do Hospital Celso Ramos, Laureci Aniceto; da Enfermeira RT da Escola Técnica Bom Jesus, de Palhoça, Sueli Poleza; e da Enfermeira RT da Clinica São Lucas, de Palhoça, Letícia Steil.

“Rotatividade de equipe é uma realidade. Não tem um mês onde eu não tenha que que lidar com uma contratação ou uma saída. Os profissionais estão saindo para trabalhar em outros locais, as vezes até com outra área. Muito por causa dessa incerteza do Piso Salarial, que não chega até o profissional”, destacou Letícia.

“Buscamos fornecer cursos de capacitação dentro da nossa Secretaria. Temos um núcleo que aborda isso. hoje mesmo estávamos organizando uma turma de esterilização de materiais para técnicos”, explicou Grasiela.

Durante a mesa, as fiscais do Coren-SC apresentaram as resoluções do Cofen que legislam sobre a responsabilidade técnica e explicaram sobre a sua rotina de fiscalização. Já as RTs, aproveitaram o espaço para destacar o dia a dia dos RTs, com suas responsabilidades e atividades rotineiras. A mesa também teve participação da plateia, que compartilhou algumas vivências de suas rotinas profissionais.

MANUAL DA FISCALIZAÇÃO

A coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-SC, Helen Schmitt apresentou as novidades do novo Manual de Fiscalização. Helen ainda destacou a importância da padronização do serviço de fiscalização, ressaltando a importância para garantir a qualidade e paridade no serviço de fiscalização.

No papel de coordenadora do evento, Helen também apresentou as respostas do formulário de avaliação do evento, que trouxe elogios e pontos de melhora após o 116º Encontro de Regional de Enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) – Etapa Florianópolis. Ao final do evento, foram escolhidos os representantes da Grande Florianópolis para participarem da Etapa Estadual, que será realiza em Florianópolis nos dias 11 e 12 de setembro.

Confira as fotos do 16º Encontro de Regional de Enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) – Etapa Florianópolis