Colaboradores do Coren-SC participam de capacitações e qualificações no Semad 2023

Nos dias 2, 3 e 4 de agosto, os conselheiros, servidores, assessores e estagiários do Conselho Regional de Enfermagem reuniram-se no Seminário Administrativo do Coren-SC (Semad) 2023. No encontro, em Florianópolos, os profissionais participaram de atividades reflexivas, dinâmicas de grupo e acompanharam palestras de qualificação e aperfeiçoamento. Tudo com o objetivo de dispor as melhores condições para os profissionais atendidos pelo Coren-SC.

Cerca de 70 profissionais, entre enfermeiros fiscais, auxiliares administrativos e demais profissionais puderam revisar as atividades realizadas e planejar as novas ações do Conselho.

Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo agradeceu a todos os profissionais que atuam diariamente para auxiliar e orientar a enfermagem catarinense.

“O Semad é uma excelente oportunidade de reflexão, de crescimento como equipe. Sou muito grata de liderar um conselho tão dedicado, tão batalhador. Acho que todos nós aproveitamos os temas trabalhados e também recarregamos as energias”, disse.

Cofen marca presença no Semad do Coren-SC

Na manhã de quinta-feira (3), após fala da Presidente do Coren-SC, os assessores Marcelo Persegona e Ricardo Pires, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) apresentaram a palestra: “Sistema Cofen/Conselhos Regionais: uma Autarquia Federal”. Persegona apresentou números e curiosidades sobre a estrutura do Cofen, destacando sobre os índices de transparência apresentados nas métricas organizacionais.

Ricardo Pires (esq) e Marcelo Persegona (dir), do Cofen, palestraram no Semad 2023 Coren-SC

Pires, por sua vez, falou sobre atualizações na Lei Geral de Proteção de Dados, e como esse tema impacta nos trabalhadores do Coren-SC. No dia a dia, os diversos setores do Coren-SC lidam e tratam com dados e informações de milhares de profissionais de enfermagem catarinense.

Atividade debate sobre o Organograma do Conselho.

Durante a tarde, as representantes do Departamento Administrativo, Aline Aguiar e Alessandra Otto lideraram a atividade: “Quem sou eu no Coren-SC e quais as minhas atribuições no Conselho”, que falou sobre o Organograma de cada setor dentro do Coren-SC.

Todos os setores tiveram a oportunidade de apresentar, em 10 minutos, um resumo das atividades realizadas no dia a dia de seu trabalho, baseando-se no Caderno de Atribuições do Coren-SC. A criatividade falou mais alto, e os 11 grupos fizeram apresentações variadas com vídeos, dinâmicas de grupo, teatros e apresentações que arrancaram risadas de todos presentes.

“A atividade foi excelente. Os grupos superaram e muito minhas expectativas. Acho que todos saímos daqui com um conhecimento melhor do que todos fazem em suas áreas. Isso é muito benéfico pro Conselho e para o profissional de enfermagem, que vai receber um atendimento cada vez mais qualificado”, disse Aline.

Entre as apresentações, chamou a atenção a do Departamento Jurídico do Coren-SC, que apresentou um programa de TV com o nome “Que história é essa, Dejur”. A apresentação, trouxe, de maneira divertida e leve, termos jurídicos e itens presentes no Caderno de Atribuições.

Palestras qualificam profissionais do Coren-SC

Na sexta-feira pela manhã (4), os profissionais acompanharam duas atividades extremamente importantes. A primeira, com o advogado Ricardo Buratto, membro da comissão de licitações e contratos da OAB. Ricardo falou sobre o tema: “Gestão e Fiscalização de Contratos”, com dicas e orientações. Atualmente, há diversos assessores e empregados públicos do Coren-SC que atuam como fiscais e gestores de contratos com empresas que prestam serviço para o Conselho.

Na sequência, a psicóloga Andresa Darosci falou o tema “Ética no Ambiente de Trabalho”, abordando tópicos como a felicidade no trabalho e segurança emocional, com vídeos e citações que inspiraram a reflexão. Andresa questionou aos presentes sobre como adotar comportamentos positivos e éticos no trabalho:

“Agir com gentileza, ser honesto, respeitar o trabalho do outro e comunicar com assertividade são algumas dicas importantes”, comentou.

Andresa também falou sobre a importância da comunicação não violenta de qualidade dentro do Coren-SC, sobre o ato de ouvir sem julgamento. A ideia é que os profissionais possam utilizar palavras mais adequadas e adotem um bom trato uns com os outros, assim como com os profissionais de enfermagem diariamente.

Confira mais fotos do encontro: