Com histórias inspiradoras e troca de experiências, Coren-SC realiza 1º encontro de empreendedorismo

Nesta quarta-feira (16) o Coren-SC realizou o 1º Meeting de Inovação e Empreendedorismo em Enfermagem. O evento foi realizado na ACATE Downtown, em Florianópolis, e foi marcado pelas histórias inspiradoras de quem empreende em Enfermagem e a troca de experiências entre os participantes.

A mesa de abertura contou com a presença da Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo; da integrante do Grupo de Trabalho de Empreendedorismo do Coren-SC e da Comissão Nacional de Inovação em Enfermagem (CNIE-Cofen), Jouhanna Menegaz; da integrante do CNIE-Cofen Ludimila Rodrigues; da representante do Sebrae-SC, Tatiane Carvalho; e do vice-presidente da ACATE, Walmoli Gerber Jr.

“A Enfermagem pode ocupar diversos espaços e é isso que estamos vendo aqui hoje. Nós dominamos e até inventamos diversas técnicas. Nesse sentido o Coren-SC está aqui para incentivar os profissionais. Parabenizamos a todos por suas iniciativas e colocamos o Conselho à disposição de todos os profissionais de Enfermagem que empreendem em Santa Catarina”, destacou Maristela.

“Você é sua marca”

A conferência de abertura do evento teve como tema “você é sua marca” e destacou a importância do profissional se colocar em evidência. Além de conceitos, a conferência também trouxe exemplos de consolidação de pessoas como marcas, inclusive na área da Enfermagem. A fala teve mediação de Jouhanna Menegaz e da integrante do CNIE-Cofen, Valdirene Polonio.

“Uma empresa também é propósito. Quando você pensa em uma marca, o que você pensa? Ética, responsabilidade? Tudo isso compõe uma marca. O profissional de Enfermagem, quando empreende, vira a sua marca. E aqui hoje temos várias marcas de suceso”, ressaltou Jouhanna.

“Histórias inspiradoras de empreendedorismo de negócios”

Depois os empreendedores discutiram a importância de consolidar seus negócios. Na roda de conversa formada por Luana Campos, Murilo Pedroso e Nicole Bonacolsi foi abordado como as vivências profissionais podem auxiliar neste espírito empreendedor. Os enfermeiros tinham em comum uma inquietação em seus empregos, o que motivou a procura por melhorar essas situações o que acabou se tornando seus próprios negócios.

“É um tabu na Enfermagem falar que o profissional pode ganhar dinheiro. Eu era servidora pública, tinha uma estabilidade e me contentava com aquilo. Mas motivado por uma inconformidade por alguns processos e percebendo uma oportunidade de mercado, consegui uma condição de vida muito melhor e fazendo aquilo que amo”, destacou Luana.

“Histórias inspiradoras de intraempreendedorismo”

O período da tarde começou abordando o tema do intraempreededorismo, que nada mais é que a capacidade de empreender dentro da sua próprio instituição. Participaram da conversa Daniela Farinella, Ludimila Rodrigues, Michel Faraco e Sabrina de Souza.

“Muitas vezes estamos na nossa instituição e temos essa inquietação de um processo ou prática que podia ser melhorado. Isso é o intraempreededorismo. Essa inovação que traz melhorias para quem trabalha no local mas também para toda a sociedade”, afirmou Daniela.

“Histórias inspiradoras de inovação”

O sentimento de inquietação e empreendedorismo também foi relembrando durante o talk “Histórias inspiradoras de inovação”, que teve a participação de Letícia Fumagalli, Julyane Lima e Lara Vandresen. As enfermeiras apresentaram seus negócios inovadores e em comum, compartilharam o sentimento de insatisfação com algumas situações vividas na rotina da Enfermagem.

“Eu via as pacientes saindo do consultório tristes após fazer um exame preventivo. E isso se refletia em números, pois a população deixou de procurar o serviço de saúde. A Enfermagem precisa ser acolhedora e foi nisso que me baseei. Sempre respaldada em dados e na ciência, consegui criar o meu negócio inovador e ainda por cima aumentar o número de atendimentos preventivos no meu municípios”, explicou.

“Empreendendo politicamente: como criar espaços para a Enfermagem?”

A conferência de encerramento teve a participação da presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, e da Reitora da Unesc e presidente da ACAFE, Luciane Ceretta. Na ocasião, Maristela e Luciane compartilharam suas trajetórias e destacaram a importância da Enfermagem se posicionar como protagonista na sociedade.

“Quando falo minha profissão de carreira, as pessoas se surpreendem. As pessoas não associam a Enfermagem como uma profissão que pode ocupar esses espaços, mas a verdade é que a profissão me ajudou muito na minha carreira político. Nós também podemos ocupar este espaço. Nosso lugar não é na plateia, mas sim, como um ator social de transformação”, enfatizou Luciane.

VEJA COMO FOI O 1º MEETING DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO DO COREN-SC

CONFIRA FOTOS DO EVENTO: