Coren-SC realiza capacitação sobre classificação de risco no Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú

Nesta terça-feira (15), o Coren-SC organizou uma capacitação com o tema “Acolhimento com classificação de risco” para profissionais de Enfermagem do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. O evento teve a presença da presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, e da Conselheira Silvana Benedet. A palestra foi ministrada pela Enfermeira Eliane Amanda Simões, Chefe da Unidade de Urgência e Emergência do Hospital Universitário da UFSC, que utilizou exemplos de sua prática diária.

Durante a capacitação, os profissionais do Hospital Ruth Cardoso discutiram a importância da utilização de protocolos de acolhimento com classificação de risco no atendimento em unidades de urgência e emergência. Isso se dá diante da fundamentação teórica sobre o protocolo de Classificação de Risco e do conhecimento de estratégias de implantação do acolhimento com classificação de risco no atendimento em unidade de saúde.

“A utilização de tais protocolos prioriza os atendimentos, diminuindo o tempo de espera e, consequentemente, o risco de agravamento do caso”, explicou Elaine, que também apresentou a Portaria nº 2048 de 05 de novembro de 2002, do Ministério da Saúde, que propõe a implantação nas unidades de atendimento às urgências do acolhimento e da “triagem classificatória de risco”.

“Esse processo deve ser realizado por profissional de saúde, de nível superior, mediante treinamento específico e utilização de protocolos pré-estabelecidos e tem por objetivo avaliar o grau de urgência das queixas dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento”, explicou Silvana.

O Cofen possui a Resolução nº 661/2021, que determina que no âmbito da equipe de Enfermagem, a classificação de Risco é privativa do enfermeiro, e que este profissional deverá ser capacitado sobre o Protocolo adotado pela Instituição.

“Esta conversa foi muito proveitosa. Apesar de estarem ali diariamente, os profissionais ainda têm dúvidas sobre o tema e hoje tivemos a oportunidade de trazer uma Enfermeira que entende muito sobre o assunto. O Coren-SC segue à disposição do Hospital Ruth Cardoso e de outras instituições que nos procurem para realizar estas capacitações”, completou Maristela.