Coren-SC leva empreendedorismo ao CBCENF 2023, em João Pessoa-PB

Dentro do Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem (CBCENF), cada Conselho Regional apresenta seus projetos, ideias e ações realizadas. Dentre outras ações e mostras, o Coren-SC trouxe à tona o empreendedorismo na Enfermagem, tema em alta em todo o Brasil. Nicholas Gennaro Sciasci é Diretor executivo da SONSIEL – Sociedade de Enfermeiros cientistas, inovadores, empreendedores e líderes, e foi convidado por Jouhanna Menegaz, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Empreendedorismo do Coren-SC, para compor a caravana catarinense no Congresso. Jouhanna também compõe a Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo do Cofen.

Embora uma sociedade internacional, a SONSIEL permite a associação de brasileiros, e há articulações para criar um satélite da SONSIEL no Brasil.

Sciasci é dos Estados Unidos, mora em Portugal, e no CBCENF, participa do 2º Bootcamp HealthTech: Inovação e Empreendedorismo para Criação de Valor em Saúde e Enfermagem como jurado da competição.

O Bootcamp Healthtech é uma competição entre equipes, reunidas na criação e apresentação de seus projetos num curto espaço de tempo, a partir do desafio de um tema definido de acordo com prioridades estratégicas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

A atividade ocorre nos dias 23 e 24 de outubro, durante o 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (25º CBCENF), proporcionando oportunidades de networking para cerca de 80 participantes.

Entrevista

Durante o evento, Nicholas Sciasci contou um pouco sobre a experiência de viver de perto o maior o maior evento científico anual da área de Enfermagem na América Latina. Confira a entrevista:

Pergunta: Você teve a oportunidade de participar de uma mesa aqui no CBCENF, não é?

Nicholas: Sim, participei como palestrante do 3º encontro de inovação e empreendedorismo do sistema Cofen/Conselhos Regionais, na mesa “Educação sem fronteiras”.

Pergunta: Qual a importância de atuar com empreendedorismo em uma área tão importante para a sociedade como a enfermagem?

Nicholas: Empreender na Enfermagem abre muitas portas para profissionais de Enfermagem. Não impede você de fazer a diferença na assistência e afetar positivamente na saúde e na vida dos pacientes e pessoas que você atende. Empreender e inovar caminham de mão dadas, e por isso, profissionais de enfermagem já são inovadores por natureza, como disse a presidente fundadora da SONSIEL, Rebecca Love. Nós percebemos nos nossos eventos, programas, encontros e conferências que todos tem a mesma mentalidade. Quando um profissional muda essa mentalidade e finalmente percebe que é uma pessoa inovadora, e que pode ser uma empreendedora, você se realiza. Além disso, você abre portas para outros futuros enfermeiros e enfermeiras seguirem seu passo.

Pergunta: E o que você está achando do CBCENF 2023, em João Pessoa?

Nicholas: Eu tenho uma palavra para o CBCENF: Uau!! Eu nunca senti tanta energia, tanta empolgação sobre enfermagem, sobre o futuro da enfermagem. Eu conheci tantos estudantes, trabalhando juntos em Workshops, ou na atividade do Metaverso da Enfermagem, que foi algo completamente novo pra mim. Painéis científicos, novas formas de cuidar pacientes com diferentes dificuldades, tu tem sido incrível, de verdade.

Nicholas Sciasci (à esquerda) é dos Estados Unidos, mora em Portugal, e atua na SONSIEL – Sociedade de Enfermeiros Cientistas Inovadores Empreendedores e Líderes

Empreendedorismo na Enfermagem em Santa Catarina

Depois de levantar o perfil de profissionais de enfermagem empreendedores, o Grupo de Trabalho do Coren-SC que estuda e desenvolve o tema Empreendedorismo está realizando reuniões abertas com os profissionais. Ao todo, já foram realizados três encontros, nos meses de junho, julho, setembro. O quarto e último ocorre no dia 30 de novembro. As atividades são realizadas online por meio da plataforma Google Meet, onde todos podem participar com câmera, voz e chat, no link: https://meet.google.com/nux-ropy-dkz

A coordenadora do GT, Jouhanna Menegaz, está liderando os encontros, abertos ao públicos: “A ideia é que a gente consiga ouvir um pouco mais esse grupo e conhecer um pouco mais essa enfermagem empreendedora e inovadora. Estamos tentando inovar também nos canais de comunicação, então essa é uma alternativa diferente de conhecer os profissionais que se interessam e trabalham com esse tema”, disse.

Meeting de Empreendedorismo

No último mês de agosto, o Coren-SC promoveu o 1° Meeting de Empreendedorismo e Inovação. O encontro ocorreu em Florianópolis, no Centro de Inovação ACATE – Downtown. Para os que não puderam participar de maneira presencial, o Coren-SC transmitiu ao vivo o evento para todo o mundo por meio de seu canal no YouTube. Confira como foi a atividade:

Conduzido pelos enfermeiros José Luis Guedes, Daniela Farinella e Jouhanna Menegaz, que compõem o GT em Empreendedorismo, o Meeting deu visibilidade ao empreendedorismo e inovação em Enfermagem por meio das histórias e trajetórias de empreendedores catarinenses, permitindo ainda a conexão e construção de redes regionais e nacionais.