Prêmio Anna Nery homenageia trajetórias profissionais e realiza tributo à excelência na Enfermagem

Honraria, considerada a maior da categoria no Brasil, foi entregue a 32 profissionais em noite solene que também ecoou luta dos Conselhos de Enfermagem pelo combate à violência contra a mulher

A Enfermagem é uma profissão conhecida pelo inigualável comprometimento com o cuidado e ao longo do tempo, muitas personalidades exemplares têm deixado marcas inegáveis na história da Saúde. O Prêmio Anna Nery, honraria máxima da categoria no país, é a congregação do reconhecimento dessas pessoas, sendo não apenas uma mera comenda, mas uma reverência ao compromisso e ao protagonismo que inspira enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes em todo o Brasil. Na noite desta terça-feira (24/10), a premiação homenageou outros 32 profissionais durante solenidade realizada na cidade de João Pessoa, que ao longo da semana sedia o 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).

Homenageados na edição 2023 do Prêmio Anna Nery

Criada em 2012, a premiação é concedida pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais aos profissionais que, com trajetórias de dedicação e comprometimento, contribuem para o desenvolvimento da profissão. Desde a origem do prêmio, 351 personalidades já foram homenageadas. São profissionais que representam o reflexo da Saúde no país e que contribuem para a qualidade da assistência e da formação, mesmo nos contextos mais adversos.

Presidente do Cofen, Betânia destaca importância do Prêmio Anna Nery

Betânia Santos, presidente do Cofen, deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância do Anna Nery. “Olhando os nomes que serão homenageados nesta noite, consegui enxergar os inumeráveis profissionais que assim como eles, se doam com perseverança e profissionalismo. Sejam nos plantões exaustivos, nas salas de aula compartilhando os saberes do ofício e até nas renúncias que muitos de nós temos que fazer, para sermos provedores de nossos lares e ponte em abismos que circundam o cuidar, mesmo quando parecemos invisíveis”, disse.

Tia de Pollyana recebeu a homenagem em nome da sobrinha

Pollyana Moura, servidora pública do Ministério da Saúde, recebeu, sob fortes aplausos, o prêmio Anna Nery in memoriam. Em sua homenagem, a solenidade ecoou a luta dos Conselhos de Enfermagem contra o feminicídio e todas as formas de violência contra a mulher.

A enfermeira trabalhou voluntariamente no enfrentamento à covid-19 no Amazonas e integrou a Liga Nacional de Enfermagem Forense, onde atuou incansavelmente no combate à violência contra a mulher. Em 2020, Pollyanna foi covardemente assassinada pelo namorado, se tornando mais uma vítima de feminicídio no Brasil. Em reconhecimento pela sua atuação, foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal o Projeto de Lei nº 461/2023. O projeto institui o Dia dos Profissionais de Enfermagem Forense, celebrado em 30 de julho.

Dannielle Paulino, sobrevivente de tentativa de feminicídio, foi homenageada no evento

Em meio à emoção, os presentes ainda acompanharam um vídeo com o forte relato da enfermeira Dannielle Paulino, também vítima de violência causada pelo ex-companheiro. A profissional, que estava presente na cerimônia, subiu ao palco e, ovacionada, recebeu homenagens daqueles que se encontravam na premiação.

Ideias inovadoras também são destaque durante a premiação

O prêmio Anna Nery também reconheceu profissionais que se destacaram ao desenvolverem ideias que contribuíram para a melhoria da Saúde no país. Mariluce Ribeiro, homenageada pelo Cofen, ganhou notoriedade nacional ao elaborar a “Hora do Colinho”, um Protocolo Operacional Padrão (POP) destinado a acalentar recém-nascidos que estão afastados da presença materna. Criado na pandemia, a iniciativa ganhou o Brasil, tendo se tornado lei nos estados de Rio de Janeiro, Acre e Mato Grosso. Atualmente, tramita no Congresso Nacional um projeto que busca tornar o protocolo lei em todo o país.

“Receber este prêmio é uma honra inexplicável. Em quase trinta anos de atuação, sinto que hoje fecho o ciclo da minha trajetória profissional com chave de ouro. Na pandemia, enfrentei grandes desafios, e foi da dificuldade que surgiu este maravilhoso projeto. Não poderia ser diferente, pois o cuidado está na essência da Enfermagem”, afirmou.

Santa Catarina destaca Técnica de Enfermagem

Santa Catarina escolheu premiar a enfermeira Janaina Porto Leal Piantino, da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, que faz um trabalho que auxilia na autoestima das mulheres mastectomizadas por câncer de mama. Micropigmentadora e tatuadora, Janaína realiza arte com camuflagem de cicatrizes, reconstrução de aréolas e mamilos.

Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, Presidente do Cofen, Betânia Santos, e Conselheira Federal do Cofen Helga Bresciani entregam homenagem à Janaína Piantino, Técnica de Enfermagem de SC

Mariluce Ribeiro, idealizadora da “Hora do Colinho”, recebe prêmio Anna Nery

Lillian Ramos, enfermeira fiscal e homenageada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), destacou a relevância do trabalho realizado pela Enfermagem. “Nesses quase 11 anos em que atuo na fiscalização, sempre entendi que talvez não possamos mudar o mundo, mas certamente podemos mudar o mundo de alguém. Com o nosso trabalho, temos transformado a vida da sociedade e da saúde rondoniense”, pontuou.

O protagonismo da Enfermagem na política ao longo da luta pela aprovação do Piso Salarial também foi reverenciado. O presidente do Coren-PE, enfermeiro Gilmar Júnior, que também atua como deputado estadual, foi homenageado pelo Cofen. Assim como o deputado federal Bruno Farias, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG). Bem como a senadora Augusta Brito, que recebeu a comenda após indicação do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE).

Gilmar Júnior recebe prêmio Anna Nery

“Receber essa honraria é a certeza de que tudo que fiz até aqui, foi bem feito e o propósito está sendo alcançado. Passamos por tantas lutas e tanta exaustão, que manter-se firme, é tarefa árdua. Mas, estou aqui para fazer a Enfermagem alcançar o seu devido lugar: o topo. O protagonismo. O reconhecimento. A Valorização”, frisou Gilmar Júnior.

História da premiação

Durante a solenidade, também aconteceu o lançamento do E-book “Memória Prêmio Anna Nery”, disponível gratuitamente na multiplataforma CofenPlay. A obra reúne a trajetória de todas as edições do prêmio e realiza um tributo aos homenageados.

Confira a lista dos homenageados no Prêmio Anna Nery pelos Conselhos Regionais de Enfermagem:

Acre – Alesta Amância da Costa

Alagoas – Jailton Bertoleza

Amapá- Geraldo Veloso Ferreira Filho

Bahia – Doiane Lemos Sousa

Ceará – Augusta Brito de Paula

Distrito Federal – Pollyanna Pereira de Moura (in memoriam)

Espírito Santo – Mônica Barros de Pontes

Goiás – Alyne Aparecida Ferreira Freitas

Maranhão – Rita Ivana Barbosa Gomes

Mato Grosso – Ieda Maria Ramires

Mato Grosso do Sul – Jaqueline da Silva Tsalikis

Minas Gerais – Minervina Isabel Conceição Vieira

Pará – Adelson da Costa Teixeira

Paraíba – Maria José De Lima Marinho Brasileiro

Paraná – Elis Maria Teixeira Palma Priotto

Pernambuco – Ana Catarina De Melo Araújo

Piauí – Maria Do Rozário De Fátima Borges Sampaio

Rio de Janeiro – Jorge Luis Matos Lemos

Rio Grande do Norte – Maria De Fátima Batista

Rio Grande do Sul – Nelci Dias Da Silva

Rondônia – Lillian Sampaio Ramos

Roraima – Lisarb Lima De Amorim

Santa Catarina – Janaina Porto Leal Piantino

São Paulo – Wilza Carla Spiri

Sergipe – Elenildes Guimarães Epifânia

Tocantins – Manoel Pereira De Miranda

Confira a lista dos homenageados pelo Cofen: 

Mariluce Ribeiro De Sá

Osvaldo Luís Carvalho

James Francisco Pedro Dos Santos

José Gilmar Costa De Sousa Junior

Bruno Souza Farias