Coren-SC e Arquivologia da UFSC realizam parceria, e alunos conhecem o Centro de Documentação e Memória do Conselho

Primeiro grupo de alunos do curso de Arquivologia da UFSC conheceu o Coren-SC na última semana.

Na última semana, alunos do Curso de Arquivologia da UFSC estiveram presentes no Centro de Documentação e Memória do Coren-SC. A ação faz parte da disciplina Unidade de Saúde, do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Na prática, o Coren-SC abre as portas para que os aluno possam conhecer os arquivos do Coren-SC, como são armazenados, qual o processo de restauração. Em troca, o Coren-SC recebe uma boa mão de obra em alguns processos no Centro de Documentação, o que qualifica e agiliza o trabalho realizado no setor.

Assessor do CEDOC do Coren-SC, Fernando Bahia Dutra liderou a atividade, juntamente com a professora Eliana Maria Jacintho. A professora comemorou a parceria com o Coren-SC:

“Agradeço ao Coren-SC por abrir as portas para a Universidade. É muito enriquecedor para eles essa experiência. Definitivamente eles vão levar isso para a vida profissional”, comentou.

Alunos conheceram técnicas de arquivologia

Ao apresentar o espaço, Fernando comentou aos estudantes que as janelas são protegidas com papel pardo e/ou por um filme específico. A ideia é reter os raios ultravioletas e a umidade, e preservar os documentos permanentes da melhor maneira possível.

“O arquivo nunca é o problema de vocês. O arquivo é solução. Sempre utilizem a criatividade de vocês e reaproveitem os materiais que vocês tem na mão pra trabalhar”, disse Fernando.

Os alunos também conheceram equipamentos específicos de trabalho da área da arquivologia, ferramentas de conservação como microlixa, raspagem, pincel, entre outras ferramentas e técnicas de preservação.  Por fim, também puderam ver um prontuário físico da Enfermagem.

O Centro de Documentação e Memória do Coren-SC comporta arquivos históricos de décadas, que incluem documentos originais e cópias de todos os profissionais que já tiveram inscrição ativa no Conselho. Além disso, também há uma série de documentos de processos administrativos realizados pelo Coren-SC no passado.

A cada semestre, cada turma participará um pouco do processo, assim o trabalho será realizado de uma maneira contínua.