SAMU empossa Comissão de Ética de Enfermagem

Tomaram posse no dia 10 de novembro os membros da Comissão de Ética em Enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, em Florianópolis. Representaram o Coren-SC a Presidente Maristela Azevedo, e a enfermeira Julia Boell, que compõe a Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SC. Foram empossados os seguintes membros:

Efetivos:

• Fabíola Fortunato – Enfermeira
  • Helton Patrick John – Enfermeiro
  • Paulo Vasconcelos – Enfermeiro
  • Patrícia dos Santos – Enfermeira

Suplentes:

• Sayonara dos Santos – Enfermeira
  • Natalia Hegre Gonzales – Enfermeira
  • Marina Alves – Enfermeira

Fabíola assumiu como Presidente da CEE, e Helton John será o secretário. A CEE desenvolverá suas atividades no período de 10 de novembro de 2023 a 9 de outubro de 2026.

Comissão de Ética de Enfermagem do SAMU foi empossada no último dia 10 de novembro

O SAMU presta atendimento de saúde e conta com equipes de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas. O serviço prestado ocorre no menor tempo-resposta possível – com a garantia do acesso do paciente à Unidade de Saúde mais adequada.

O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico 192, quando são dadas as orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita e funciona durante 24 horas, todos os dias da semana, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre os pacientes e sua localização.

As situações de urgência atendidas pelo SAMU são casos de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras que possam levar ao sofrimento, sequelas ou mesmo à morte.

COMO FUNCIONA O SAMU

• Após ligar para o 192, a ligação será atendida por um técnico da Central de Regulação de Urgência – CRU, e ele solicitará informações obrigatórias como: nome, idade do paciente, endereço completo ou ponto de referência e o motivo da ligação;
  • O usuário que ligar ao 192 deve fornecer as informações solicitadas pelo técnico da Central de Urgência e aguardar na linha as orientações. A partir desse momento, o usuário já está sendo atendido pelo SAMU, independentemente do envio da ambulância ou não;
  • A ligação, conforme o motivo da ligação, é transferida para o médico regulador, que avalia as informações passadas pelo solicitante e, quando possível, conversa diretamente com o paciente. De acordo com a gravidade do caso, o médico define as ações a serem tomadas, que poderão ser orientações ou o envio de uma ambulância, conforme a ordem de prioridade baseada na gravidade dos pacientes que acionam o SAMU
  • Quando houver a necessidade de envio de uma ambulância até o local, o rádio operador é o profissional que localiza a unidade móvel mais próxima ao endereço do paciente e repassa às equipes todas as informações sobre o atendimento. A prioridade é prestar o atendimento ao usuário mais grave, no menor tempo possível, conforme ordem de gravidade dos pacientes;
  • O atendimento poderá ser realizado por uma USB – Unidade de Suporte Básico ou USA – Unidade de Suporte Avançado (UTI móvel), que irão prestar o primeiro atendimento ao paciente e, se necessário for, encaminhá-lo a uma unidade de saúde.

Confira mais fotos da atividade: