Coren-SC lamenta falecimento de Lidvina Horr, ícone da Enfermagem catarinense

Pessoa especial e Enfermeira brilhante!

Uma das pioneiras da Enfermagem em Santa Catarina com destacada atuação na organização da profissão no Estado. Consolidado conhecimento na prática do cuidado em Enfermagem o que fez da trajetória de LidvinaHorr um legado.

Exemplo de profissionalismo e de retidão, a ser seguido por muitas gerações.

Na década de 70 do século XX foi fundamental no processo de fiscalização do Processo de Trabalho da Enfermagem, quando organizou e consolidou o sistema de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina.

Reconhecida pela força interior, determinação e retidão e reverenciada pela importante e séria liderança no Estado Catarinense.

Lidvina Horr e o trabalho da fiscalização como orientação e educação

Lidvina Horr efetivou a sustentação e empoderou o engajamento das atividades do Coren-SC por muitos anos e foi o fundamento do disciplinamento e fiscalização do fazer Enfermagem dentro de princípios de orientação e educação para um trabalho seguro à sociedade e científico no âmbito da área da saúde.

Elevou o quantitativo de produção fiscalizatória no estado com 584 profissionais inscritos no ano de 78, quando o Conselho Regional em Santa Catarina havia sido criado a pouco, no ano de 19751. Números, neste momento, são para evidenciar que a liderança desta mulher dinamizou toda uma categoria profissional e o respeito por instituições governamentais.

Mas, a estimada Profa. Enfª. Msc. Lidvina Horr foi uma pessoa que ensinou pela proximidade às pessoas. Pelos insights e análises em meio a eventos e diálogos informais. Uma educadora!

Desenvolveu grande trabalho na implantação do serviço de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Parceria e trabalho conjunto de muita competência com as Professoras Rosita Saupe (atualmente Morgado) e Lorena Machado e Silva. Juntas, instituíram2 o Processo de Enfermagem e a auditoria na garantia da qualidade de saúde. Aposentada da Universidade assumiu novamente a fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem, permanecendo até 2008.

Lidvina faleceu no último final de semana, com 88 anos (1935 – 2023).

O Conselho Regional de Enfermagem reverencia LIDVINA HORR, líder valorosa e agradece por sua vida e dedicação à Profissão Enfermagem.

Referência

1Bellaguarda MLR, Padilha MI, Pires DEP. Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (1975-1986):importância para a profissão. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2015[acesso 20 Nov 2023] Jul-Set; 24(3): 654-61.Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-07072015003750013

2 Carvalho JB, Borenstein MS, Maia AR, Caravaca-Morera JA.Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina:o saber-poder das enfermeiras docentes(1975-1980).Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2015 [acesso 20 Nov 2023]Jul-Set; 24(3): 766-74.Disponível em:https://doi.org/10.1590/0104-07072015002170014

Texto e informações: Maria Lígia Bellaguarda – Coordenadora do grupo de história da Enfermagem da UFSC