Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem 2023 homenageia, valoriza e emociona a Enfermagem catarinense


Nesta terça-feira (28), o Coren-SC realizou a cerimônia de entrega do Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem em Santa Catarina 2023. A solenidade homenageia e valoriza o trabalho realizado pela categoria durante o ano, sendo uma celebração e um reconhecimento aos profissionais que dedicam a sua vida a arte do cuidado.

A mesa de autoridades foi composta por: Maristela Azevedo, presidente do Coren-SC; Katia Caetano, Conselheira do Coren-SC e Coordenadora do Prêmio; Vicente Caropreso, Deputado Estadual; Jean Carlos Bizarro, Diretor de Comunicação da ABEn-SC; Nereu Sandro Espezzim, Presidente do SindSaúde/SC.

Durante seu discurso, a Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo fez um agradecimento especial a todos os conselheiros por aceitarem o desafio de atuar pelo Coren-SC e parabenizou os profissionais homenageados. Maristela mencionou nominalmente todos os colegas que passaram pela gestão 2021 – 2023.

“Todos vocês trabalham, tem seus compromissos e ainda atuam em diversas frentes no Coren-SC. Vocês também são merecedores desse prêmio. Como conselheiros, a gente tem uma responsabilidade muito grande e representamos politico profissionalmente nossos colegas. Hoje, estamos aqui para celebrar esses profissionais que por suas indicações, já forem reconhecidos por suas instituições e agora serão homenageados perante toda a sociedade.”, destacou Maristela.

Já o deputado Vicente Caropreso, relembrou a importância dos profissionais durante a pandemia de Covid-19 e valorizou o trabalho das equipe multidisciplinares. “Sei do valor de uma equipe de saúde e a diferença que uma enfermagem formada e cada vez mais humanizada faz. Vocês fazem a diferença. Parabéns aos homenageados e ao Conselho pela iniciativa”, ressaltou.

A CERIMÔNIA

Após a abertura, a Cerimônia do Prêmio Profissional Destaque prosseguiu com a com a exibição no telão do auditório, e replicado na transmissão o vídeo: Coren-SC em relatos: 2021 a 2023. O vídeo traz uma série de imagens que resumem as ações desenvolvidas e promovidas pelo Coren-SC na luta pela enfermagem catarinense, desde participações em manifestações pela aprovação e efetivação do Piso Salarial da Enfermagem, até encontros regionais com enfermeiros RTs e Comissões de Ética em todas os cantos de Santa Catarina.

Na sequência, foi exibida uma mensagem da Presidente do Cofen, Betânia Santos, que parabenizou os homenageados e enalteceu a coragem, disposição e conhecimento dos profissionais que tanto trabalham em prol da saúde da sociedade brasileira.

PREMIAÇÃO

Após a exibição dos vídeos, foram entregues as homenagens aos profissionais de cada categoria. Cada um dos homenageados no Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem em Santa Catarina 2023 recebeu um certificado e uma medalha das mãos da presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo e de um dos Conselheiros que estavam presentes na cerimônia. CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA COMPLETA

Durante a entrega, também houve espaço para uma linda homenagem a enfermeira Eliana Kistner, Técnica de Enfermagem que faleceu em julho de 2023, aos 60 anos. Eliana atuou pelo Hospital Santa Catarina, de Blumenau, durante 2019 a 2023. Eliana destacou-se por prestar assistência com muito carinho e compromisso, se tornando muito querida entre os pares.

Mesmo após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, continuou doando ao próximo. Sua família, ciente do seu desejo, decidiu pela doação de órgãos. Estiveram no palco Sueli, irmã de Eliane, e Ana Gabriela, prima, para receber as justas homenagens das mãos da conselheira do Coren-SC na região de Blumenau, Marines Finco. Um momento emocionante que marcou a cerimônia e a todos os presentes.

Ao final da premiação, dois profissionais tiveram a oportunidade de fazer discursos representando as suas categorias: Maristela Jeci, em nome das Enfermeiras; e Jaqueline Fagundes, em nome das Técnicas de Enfermagem. Em ambos os discursos, as profissionais destacaram a quantidade de desafios, porém, ao mesmo tempo, mostraram sua gratidão e valorizaram a importância de exercer diariamente uma profissão tão fundamental para a sociedade.

 

CONFIRA AS FOTOS DO PRÊMIO PROFISSINOAL DESTAQUE DE ENFERMAGEM 2023