Cofen inaugura nova sede administrativa em Brasília

Nova casa da Enfermagem brasileira tem infraestrutura compatível com a expansão das atividades do Cofen. Cerimônia de inauguração contou com a presença de deputados e da família de Anna Nery, patrona da profissão no país

Coração pulsante da Enfermagem brasileira, a sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) é o reflexo palpável do compromisso contínuo com a excelência e do esforço coletivo para elevar a categoria a novos patamares de valorização. Na noite desta quinta-feira (14/12), conselheiros federais escreveram um novo capítulo na história da profissão, ao inaugurarem o novo edifício da autarquia. Com infraestrutura aprimorada, o espaço vai proporcionar os meios para o desenvolvimento de políticas e práticas que impactarão positivamente o exercício profissional de enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes, beneficiando também toda a população brasileira.

Nova sede do Cofen foi nomeada “Enfermeira Anna Nery”

A nova casa da Enfermagem brasileira recebeu o nome da pioneira da profissão, Enfermeira Anna Nery, e está situada na Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, região central de Brasília. Com a inauguração, a previsão de transferência de atividades para a sede vai acontecer de forma gradual e deve ser finalizada até o mês de abril.

Presidente do Cofen destaca importância da conquista:

O descerramento da placa foi realizado no início da cerimônia, sob fortes aplausos dos presentes. Emocionada, a presidente do Cofen, Betânia Santos, destacou a importância da conquista para toda a categoria. “Selar os 50 anos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais com a inauguração do novo edifício da Enfermagem no Brasil é um grandioso passo. Hoje, temos uma casa do tamanho da maior categoria da Saúde brasileira. Esta nova sede representa um farol que iluminará o caminho para um futuro mais robusto e inovador para a Enfermagem no Brasil”, afirmou.

“Hoje, temos uma casa do tamanho da maior categoria da Saúde brasileira”, afirmou presidente do Cofen

A sede possui espaço compatível com a expansão das atividades do Cofen, assegurando ambiente aprimorado para trabalho de empregados públicos e para recepcionar profissionais de Enfermagem e visitantes. O edifício está de acordo com as diretrizes do plano diretor de Brasília e possui o selo “green building”, que é conferido às construções planejadas para causar poucos impactos ambientais. Entre os destaques, está a otimização do uso dos recursos elétricos e hídricos, utilização de madeira de reflorestamento, destinação adequada do entulho e sistema de coleta da chuva.

Familiares de Anna Nery marcam presença

Participaram da cerimônia de inauguração parlamentares e familiares de Anna Nery, bem como representantes dos Conselhos Regionais e empregados públicos. Solange Nery, trineta da patrona da Enfermagem no país, entregou à presidente do Cofen um quadro de gratidão e reconhecimento ao plenário do Cofen pela escolha de sua trisavó para nomear a nova sede.

O deputado federal Mauro Benevides (PDT-CE) relembrou a luta pelo Piso Salarial. “É uma alegria estar aqui nesta noite em que o Cofen abre suas portas para um novo empreendimento espaçoso, funcional e que com certeza vai permitir ao Conselho Federal praticar seus serviços com ainda mais excelência em prol de toda a categoria”, destacou o político, que também anunciou que estão sendo estudados Projetos de Lei para superar os impasses quanto à jornada de trabalho da Enfermagem.

“Hoje, celebramos a inauguração de uma sede moderna e ampla, como nossa categoria merece. Quero parabenizar o plenário do Cofen por essa conquista. Viva a Enfermagem brasileira”, disse Manoel Neri, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO).

Confira mais fotos da atividade: