Terceiro edital do Pós-Tec Enfermagem será lançado na primeira semana de fevereiro

O edital da terceira edição do Pós-Tec Enfermagem está perto de ser lançado. A partir da primeira semana de fevereiro, será possível conferir todos os requisitos necessários para participar do processo seletivo do maior programa de qualificação de técnicos no país. Seguindo os formatos dos editais anteriores, as inscrições continuarão a ser realizadas exclusivamente por meio da multiplataforma CofenPlay.

Com a terceira edição, o programa vai continuar a agregar qualidade e produtividade ao trabalho dos profissionais de nível médio na rede de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Será mantida a oferta de cinco mil vagas para os cursos de Cuidado ao Paciente Crítico Adulto, Cuidado ao Paciente Crítico Neonatal, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem em Urgência e Emergência e Cuidado ao Idoso na Perspectiva da Saúde Coletiva.

Betânia Santos, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), ressalta que os profissionais devem ficar atentos ao lançamento do edital para acompanhar as informações detalhadas sobre os cursos, o período de inscrição e os requisitos para seleção. “É com imensa alegria e de olho no futuro da nossa categoria que vamos proporcionar mais uma oferta de especializações para o Pós-Tec. Os técnicos de Enfermagem há muito tempo mereciam um projeto dessa magnitude, e é nosso compromisso seguir trabalhando para que mais vidas sejam modificadas positivamente”, declarou.

Os cursos têm carga horária de 300 horas e acontecem em formato híbrido. O conteúdo teórico é promovido em formato virtual por meio de parceria com o Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CPT-ETS/UFPB), enquanto a parte prática é realizada no local de atuação do técnico de Enfermagem. A expectativa é de que ao final do programa, cinquenta mil profissionais sejam qualificados.

Requisitos —  Estão aptos a participar do programa os técnicos de Enfermagem que possuem, além do cadastro no aplicativo CofenPlay, registro ativo e regular nos Conselhos Regionais de Enfermagem, bem como vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de Saúde.

Primeiras turmas —  Com aproximadamente 12 mil alunos matriculados em todo o país, o Pós-Tec já está formando seus primeiros especialistas. Os dois editais lançados até o momento totalizaram mais de 120 mil candidaturas.

Como baixar o CofenPlay — O CofenPlay está disponível em computadores, celulares e tablets. Para utilizá-lo, é preciso baixar gratuitamente a multiplataforma no seu celular ou acessá-la através do site cofenplay.com.br. Digite seu CPF, confirme os dados e insira a senha enviada por sms ou e-mail.

Quarta edição — O próximo edital do Pós-Tec Enfermagem vai duplicar a oferta de cursos de especialização. Com previsão de lançamento no segundo semestre, serão disponibilizadas vagas em dez especializações.

Fonte: Ascom – Cofen