Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo fala sobre a enfermagem em entrevista na rádio Mais Alegria

O Coren-SC foi convidado a participar do Programa Diálogo Aberto, da rádio Mais Alegria 95.1, de Florianópolis. Presidente do Conselho, Maristela Azevedo teve a oportunidade de contar um pouco sobre a realidade dos profissionais de enfermagem catarinenses e brasileiros.

Maristela também atualizou os ouvintes sobre as lutas políticas da enfermagem, bem como o avanço da efetivação do Piso Salarial da Enfermagem SC:

“Cada vez mais, a enfermagem ganha visibilidade e valorização, mas ainda nos falta os salários dignos. Estamos vendo muitos municípios passando a integrar o Piso Salarial em Concursos Públicos, mas ainda temos muitos salários desatualizados. E isso é uma realidade tanto em instituições públicas, como em particulares. Os órgãos sindicais estão atuando juntamente com o Coren-SC para fiscalizar se esses pagamentos estão acontecendo”, disse.

A Presidente do Coren-SC também comentou sobre as novidades no parque tecnológico da autarquia:

“Para melhor atender nossos profissionais, fizemos muitas melhorias nos nossos sistemas internos. Hoje, cerca de 80% dos serviços do Coren-SC podem ser realizados pela internet, diretamente no nosso site. Então o enfermeiro, o técnico ou o auxiliar de enfermagem conseguem iniciar seus processos com o Coren-SC diretamente da sua casa, sem precisar se deslocar para outra cidade”, ressaltou.

Durante a entrevista, também houve espaço para que os ouvintes fizessem perguntas. Entre elas, Maristela explicou a diferença nas atribuições entre cuidadores e Profissionais de Enfermagem.

“O Coren-SC regula e legisla sobre profissionais de Enfermagem, o que não é o caso dos cuidadores. A questão é que esses profissionais não podem substituir a enfermagem. Existem funções que são privativos do Enfermeiro, do Técnico ou do Auxiliar. Nesse sentido, o Coren-SC fiscaliza a instituição e garante que estes serviços sejam feitos por profissionais de Enfermagem devidamente regulamentados”, completou.