Senac conquista o Selo de qualidade Cofen em 2024 em seis unidades catarinenses

Na última semana, O Cofen realizou a entrega do Selo de Qualidade do Cofen para seis unidades do Senac Santa Catarina. São elas:

• Senac Brusque
  • Senac Jaraguá do Sul
  • Senac Tubarão
  • Senac Chapecó
  • Senac Xanxerê e
  • Senac São Miguel do Oeste

O Senac-SC já havia sido a 1ª instituição de Santa Catarina a receber o Selo Cofen em nível médio, em Dezembro de 2022. Em Blumenau, a instituição alcançou 284 pontos durante as avaliações realizadas pelo Cofen, o que gerou 97,26% de aproveitamento. A unidade de Florianópolis também foi certificada pelo Conselho Federal.

Brusque

Senac Brusque recebeu o Selo Cofen no dia 20 de fevereiro

Conselheiros e enfermeiros fiscais do Coren-SC acompanharam todas as cerimônias. Em Brusque, esteve presente a Coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-SC, Helen Bruggemann Schmitt. A cerimônia ocorreu no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque. Diretora da Faculdade Senac Brusque,  Lucimar Vieira Nass comemorou a conquista:

“O Senac está muito orgulhoso com a conquista deste Selo Cofen. Brusque tem um histórico muito importante na área de formação de profissionais de enfermagem. Atuamos há 24 anos com o Curso Técnico em Enfermagem, período em que formamos mais de 500 alunos que sempre conseguem se inserir rapidamente no mercado.

Tubarão

Em Tubarão, quem representou o Coren-SC foi a enfermeira fiscal Daiane Freitas, no último dia 19 de fevereiro. A unidade alcançou 95% de aproveitamento na avaliação do Cofen. O Senac atua na formação do Técnico em Enfermagem há 30 anos, com índice de empregabilidade de 95%. Em 2023, já formou mais de 650 alunos, ao longo de 26 anos de atividade, e atualmente a unidade conta com 03 turmas de técnico em enfermagem em andamento.

Jaraguá do Sul:

Em Jaraguá do Sul, participou da Cerimônia o Enfermeiro fiscal da região Norte de SC, Alex Júnio dos Santos. O auditório lotou, com presença de cerca de 100 pessoas, em um momento marcante para todos que vivem a Enfermagem na unidade:

Enfermeiro Fiscal Alex Junio participou da cerimônia de entrega do Selo Cofen em Jaraguá do Sul

Chapecó e Xanxerê

As cerimônias de entrega em Chapecó e Xanxerê ocorreram nos dias 22 e 23 de fevereiro. O Coren-SC foi representado pela enfermeira fiscal Carolise Ana Basso nas duas cerimônias.

São Miguel do Oeste

Curso de Técnico em Enfermagem do Senac São Miguel do Oeste alcançou a nota de 8,9

Em São Miguel do Oeste, a entrega ocorreu no Latitude Eventos, e a Conselheira Mariliene Salles esteve representando o Coren-SC na entrega. Na mesma solenidade foram entregues os certificados para os professores que trabalham no curso, que também participaram da avaliação como profissionais de ensino em qualidade.

Atualmente, a Faculdade Senac em São Miguel do Oeste está atuando com a 29ª turma do curso de Técnico em Enfermagem. Para os ingressantes no curso, o Senac está com inscrições abertas para duas novas turmas, nos períodos pela manhã e à noite. As aulas devem iniciar entre março e abril.

O que é o Selo Cofen:

O Selo Cofen busca incentivar iniciativas em prol da segurança do paciente, alinhado às políticas do Conselho. Além de reconhecer e valorizar os pontos fortes de cada instituição, o distintivo também ajuda a identificar potenciais melhorias no processo de aprendizagem dentro das instituições.

Para a realização da avaliação, a equipe de avaliadores esteve in loco na instituição de ensino. Os avaliadores utilizam um formulário que possui cinco dimensões, com 73 itens e 219 subitens de avaliação. As dimensões avaliadas estão organizadas em: estrutura organizacional, ações gerenciais e operacionais, ações educacionais, infraestrutura e gestão de pessoas, além dos requisitos necessários para entender todo o processo de operacionalização de um curso Técnico em Enfermagem.

Silvio José de Queiroz, membro do Conselho Nacional de Avaliação, foi o representante do Cofen nas cerimônias efalou sobre os critérios adotados para obter o Selo:

“Houve uma solicitação por parte do Departamento de Saúde do Senac para que pudéssimos fazer a avaliação do Curso Técnico de Enfermagem. Nessa avalição, nós temos cinco dimensões, com 73 itens e 219 subitens que são avaliados. Observamos a infraestrutura da instituição, o projeto pedagócio do curso, o laboratório oferecido aos alunos, visitamos os campos e conversamos com um grupo de professores para obter o índice.

Alcançando um índice de 75% na média de todos os subitens, é concedido o selo para o curso avaliado.

“O selo é o nível ouro de certificação e reconhecimento do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Isso só é possível graças a dedicação dos profissionais que nela atuam, respeitando as diretrizes com muita inovação. Parabéns a todos pela conquista. O Senac-SC é uma instituição respeitável e que muito contribuiu para a Enfermagem em todas as regiões. É muito bom que tenhamos mais e mais instituições certificadas. Isso confirma a qualidade da Enfermagem catarinense”, afirmou a presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo.

Confira fotos de todas as atividades: