Conselheira Fernanda Luz representa o Coren-SC em formatura dos cursos de especialização do Governo de SC

Mais de 60 profissionais de Santa Catarina se especializaram em atenção primária à saúde. Foto: SES/GOVSC

Na última semana, a Conselheira e 1ª Tesoureira do Coren-SC Fernanda Antunes da Luz esteve no auditório do Favorita Golden Hotel e Eventos, em São José-SC. Fernanda representou o Conselho Regional de Enfermagem em uma solenidade de Formatura dos cursos do Programa de Fomento à Especialização Profissional para Atenção Primária à Saúde. Ao todo, entre todos os cursos, foram 61 formandos/profissionais da saúde.

“Temos milhares de profissionais de enfermagem atuando diariamente na Atenção Primária de Saúde, então programas como esse que estimulam o desenvolvimento da nossa categoria são primordiais. É uma honra poder fazer parte de um momento tão importante pra eles”, comentou Fernanda.

Conselheira Fernanda Luz (3ª da direita pra esquerda) representou o Coren-SC na cerimônia

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, explicou que a Secretaria de Estado da Saúde apoiou o programa em parceria com os municípios e com a União, visando fomentar as residências multiprofissionais e de medicina no âmbito da Atenção Primária.

“A qualificação dos profissionais por meio de especializações e de programas que apoiem e incentivam a melhora da atenção primária à saúde no nosso Estado é fundamental para que possamos ter uma atenção primária mais resolutiva, mais aprimorada e para que possamos entregar mais saúde à população catarinense. A atenção primária de Santa Catarina é forte e ela se destaca a nível nacional, mas qualificar, atualizar as informações e especializar os profissionais é sempre importante para que possamos continuar entregando saúde qualificada”, explica o secretário adjunto.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE SANTA CATARINA (ESP-SC)

Sobre o FEFAPS-SC:

O FEPAPS-SC consiste em um conjunto de iniciativas que visam promover a formação e o provimento de profissionais para APS no Estado de Santa Catarina. E como objetivo principal promover formação qualificada e provimento de profissionais especialistas para Atenção Primária à Saúde (APS). Este programa é constituído por três modalidades de cursos de formação profissional com bolsas cofinanciadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – SES (contrapartida estadual) em parceria com Ministério da Saúde (contrapartida federal) e Secretarias Municipais de Saúde (contrapartida municipal), nas seguintes modalidades:

– Residências de Medicina de Família e Comunidade para graduados em Medicina;

– Pós-Graduação Lato Sensu em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade para profissionais especialistas vinculados aos municípios participantes do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC);

– Pós-graduação Lato Sensu em Educação Permanente para Atenção Primária à Saúde com Enfoque nas Residências em Saúde destinado a médicos especialistas em MFC.

Também integram o FEPAPS/SC, cursos ofertados para as categorias profissionais: enfermagem, nutrição, psicologia e profissional de educação física, que seguem abaixo:

– Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade – Este programa destina-se a graduados em Enfermagem, Educação Física, Nutrição e Psicologia.

O residente desenvolve atividades práticas junto às Unidades Básicas de Saúde, além do desenvolvimento de atividades teóricas e teórico-práticas, e participa de projetos de qualificação da APS com entregas produtos relacionados à melhoria da APS.

– Pós-graduação Lato Sensu em Preceptoria Multiprofissional para Atenção Primária – Esta pós-graduação destina-se a preceptores e candidatos a preceptoria do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da SES.

A participação dos Municípios no FEPAPS-SC ocorrerá mediante a assinatura de termo de adesão e firmamento de Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino e Serviço (COAPES), no qual as responsabilidades de cofinanciamento por parte da Secretaria de Estado da Saúde do Município serão detalhadas.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação / Secretaria de Estado da Saúde