UPA Chapecó e SMS de São Lourenço do Oeste tem novas Comissões de Ética de Enfermagem

Enfermeiras e Técnicas de Enfermagem empossadas na Comissão de Ética de Enfermagem de São Lourenço do Oeste

UPA 24h de Chapecó teve 1ª Comissão de Ética empossada em sua história na tarde desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, duas instituições realizaram cerimônia de posse de Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) no Oeste de Santa Catarina. Após empossar a CEE de Xanxerê, nesta quarta, a presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, esteve nesta sexta em São Lourenço e Chapecó. Coordenadora da Comissão de Ética do Coren-SC, Lisa Kleba também marcou presença e comemorou as três atividades: “Muito feliz. Foram três posses na região Oeste de Santa Catarina, duas delas com CEEs novas sendo implantadas. São instituições de referência da nossa região, e é muito importante ver esse interesse desses profissionais junto à Comissão de Ética em prol da nossa categoria”, disse Lisa.

O Coren-SC também esteve representado pelas suas enfermeiras fiscais que atuam na região Oeste, Carolise Ana Basso e Angela Toqueto.

Pela manhã, posse de cinco profissionais de enfermagem para a CEE da Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço do Oeste, no Extremo Oeste catarinense. São elas:

Membros Efetivos

• Arlete Poletti de Macedo – Enfermeira
  • Alicia Emanuela Romanoski –Técnica de Enfermagem
  • Sandra Maria Ferrari – Técnica de Enfermagem

Membros Suplentes

• Kemoli Spinello – Enfermeira
  • Mariely Machado dos Santos – Técnica de Enfermagem

“Muito feliz com a presente do Coren-SC. Essa vinda da Presidente do Coren-SC é de extrema importância, porque ela pode acompanhar um pouco do nosso trabalho, dos nossos profissionais. Nos sentimos muito acolhidos pelo Coren-SC”, comemorou a Enfermeira Responsável Técnica do Município.

Após a cerimônia de Posse, a presidente do Coren-SC foi recebida pela gestora da UPA de São Lourenço do Oeste, Christiane Sperotto Etges.

Durante a tarde, foi a vez da Unidade de Pronto Atendimento 24h de São Lourenço do Oeste e empossar sua nova Comissão de Ética de Enfermagem.

Após a posse, todos os membros receberão uma capacitação para poderem atuar nos próximos três anos de mandato. Foram empossados:

Membros Efetivos

• Paula Caroline Prois – Enfermeira
  • Charline Paloma Alves – Enfermeira
  • José Reinaldo da Silva – Técnico de Enfermagem

Membros Suplentes

• Patrícia Cristina Gardin – Enfermeira
  • Daniel Nascimento Dias – Técnico de Enfermagem

A unidade realiza atendimento aos usuários com caracterização de urgência e emergência, procedendo à estabilização inicial, observação e encaminhamentos para atendimento de maior complexidade, quando for necessário. os atendimentos de saúde realizados na UPA incluem consultas médicas, avaliação diagnóstica inicial, atendimentos e procedimentos de enfermagem, dispensação e aplicação de medicação, exames laboratoriais, raio-X, eletrocardiograma e observação de usuários com necessidade de cuidados ampliados. A unidade fica na Rua Sete de Setembro, S/N – Presidente Médici.

Paula Prois (ao centro) foi a enfermeira empossada como Presidente da CEE da UPA 24h de Chapecó

“Nosso papel enquanto comissão é zelar pelo comportamento ético do profissional de enfermagem e fiscalizar os atendimentos dentro da UPA 24h. Agradeço muito a gestão e a presidência do Coren-SC pela presença e pela cerimônia de posse”, comentou Paula Prois – enfermeira e Presidente da Comissão de Ética da UPA de São Lourenço do Oeste.

Comissões de Ética de Enfermagem

As Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) são órgãos representativos dos Conselhos Regionais de Enfermagem nas instituições onde existem Serviços de Enfermagem, com funções educativa, consultiva e de orientação ao exercício ético e profissional dos profissionais de enfermagem. São funções das CEEs:

• Representar o Coren de sua jurisdição nas instituições de saúde;
  • Divulgar e zelar pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional e do seu Decreto Regulamentador, do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, do Código de Processo Ético dos Profissionais de Enfermagem, e demais normatizações emanadas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem;
  • Identificar as ocorrências éticas na instituição de saúde onde atua;
  • Receber denúncias de profissionais da mesma categoria, de outras categorias profissionais, de familiares ou acompanhantes ou de qualquer membro da comunidade, relativas ao exercício profissional da Enfermagem;
  • Encaminhar ao Coren documentação relativa a quaisquer indícios de infração ética, entre outros

Confira mais fotos das posses ocorridas em Chapecó e São Lourenço: