Após sucesso em 2023, Coren-SC retoma encontros de RTs em 2024 com 1ª etapa em Caçador

 

Encontro reuniu cerca de 40 profissionais no auditório da Câmara Municipal

A cidade de Caçador recebeu nesta quinta-feira (11) o primeiro de uma série de encontros voltados especificamente para Enfermeiros Responsáveis Técnicos. Os RTs são Enfermeiros que atuam em cada instituição, vinculados ao Conselho Regional de Enfermagem de seu estado. Hoje, essa atuação é regulamentada pela Resolução 783/2023, do Cofen. Cerca de 40 pessoas participaram desta primeira etapa do Encontro, em Caçador.

O evento é voltado exclusivamente para Enfermeiros que atuam na Responsabilidade Técnica, e por isso a inscrição e participação ocorrem por meio de um formulário interno, enviado para estes profissionais. Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Maristela Azevedo faz boa projeção dos encontros de 2024:

“No ano passado, os encontros de RTs foram um sucesso absoluto. Tivemos uma participação massiva de todas as regiões. Agora, em 2024, vamos continuar com esse trabalho, aprofundando ainda mais nos temas que envolvem esses profissionais diariamente. A enfermagem catarinense só tem a ganhar”, explica.

Nesta primeira edição, o evento ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Caçador. Confira a programação completa:

  • 8h – Credenciamento com café de boas-vindas
  • 8h30 – Mesa de abertura
  • 9h – O Coren-SC e as perspectivas para a Enfermagem Catarinense
  • 10h – Debate
  • 10h15 – A Responsabilidade civil do RT
  • 11h15 – Debate
  • 11h45 – A nova resolução sobre a Responsabilidade Técnica – O que muda?
  • 12h30 – Almoço
  • 13h30 – Roda de Conversa: Como é desenvolver a responsabilidade técnica na gestão assistencial, na gestão da área técnica e na gestão do ensino.
  • 15h15 – Atuação das Comissões de Ética de Enfermagem e as implicações para o exercício da responsabilidade técnica nas instituições – CEC
  • 16h45 – Avaliação do encontro e encerramento

Abertura

Durante a abertura do evento, a presidente do Coren-SC Maristela Azevedo, destacou a importância da realização do Encontro de RTs em Caçador, consolidando a importância da região Meio-Oeste no debate da profissão.

“Quando iniciamos as discussões para o Encontro de RTs desse ano foi unanimidade nas nossas conversas que precisávamos fazer uma edição no Meio-Oeste. Temos diversos profissionais na região que têm muito a agregar, então além de capacitá-los, também estamos aqui para ouvi-los”, destacou Maristela.

Após a mesa de abertura, o Procurador do Coren-SC, Leonardo Longo, realizou a palestra Realidade Civil do Enfermeiro, onde destacou conceitos como imperícia, imprudência e negligência, além de apresentar casos práticos de casos para fomentar as discussões. Durante a atividade, os profissionais também puderam compartilhar situações do seu dia a dia profissional, tirando dúvidas sobre a parte da Responsabilidade Civil em cada caso.

Finalizando a manhã, as Enfermeiras Fiscais Laryssa Inoue e Lucélia Pires apresentaram Resolução Cofen 783/2023. Durante a apresentação, as fiscais destacaram a principais mudanças em relação a resolução antiga, especialmente sobre a nova atribuição de RT interino.

Roda de Conversa e CEC

A parte da tarde iniciou com uma roda de conversa mediada pela fiscal Lucélia Pires, onde 3 Enfermeiras RTs puderam compartilhar o seu dia a dia como RT. A roda de conversa estimulam a discussão entre as diferenças e as semelhanças entre os tipos de RTs (Ensino, Assistencial e de Gestão de Área Técnica).

As três RTs que participaram da Roda de Conversa foram:

  • Karla Vanessa Simas, RT de Gestão Assistencial da SMS de Joaçaba;
  • Daivana Letícia Kunz, RT de Gestão de Área Técnica do Hospital Divino Salvador de Videira;
  • Helen de Lima Taveira, RT de Gestão de Ensino do Senac de Videira.

Após as apresentações, o público participou do debate e também compartilhou suas vivências, destacando os desafios mas também o orgulho em exercer um cargo com excelência e que causa tanto impacto na sociedade.

Para finalizar o dia, a Coordenadora da Comissão de Ética do Coren-SC (CEC), Maria Elisabeth (Lisa) Kleba realizou uma apresentação sobre a relação dos Enfermeiros RTs com as Comissões de Ética. A Coordenadora da CEC destacou a importância da participação do RT, não só no processo eleitoral, mas prestando suporte às atividades da CEC. Na ocasião, Lisa também destacou o crescimento do número de comissões de ética na região do Meio-Oeste, o que fortalece e valoriza o trabalho da Enfermagem em toda a região.

A próxima etapa, ocorrerá em Criciúma, no dia 13 de junho. Na sequência, Joinville receberá os RTs de sua região no dia 18 de junho. Julho será a vez de Chapecó e Florianópolis. A região de Lages se reunirá em agosto, e por fim, a região do Vale do Itajaí fará seu encontro em Blumenau. Essas são todas as etapas regionais, que elegem delegados para a etapa Estadual do encontro, no final do ano.

Confira a data de cada Encontro de RT em 2024:

Encontros RTs 2024

Local:Data:Confira aqui mais detalhes de cada edição:
Caçador11/04 Após sucesso em 2023, Coren-SC retoma encontros de RTs em 2024 com 1ª etapa em Caçador
Criciúma13/06
Joinville18/06
Chapecó09/07
Florianópolis18/07
Lages13/08
Blumenau
Etapa Estadual

Veja mais fotos da atividade:

 

O que faz um Enfermeiro RT?

O responsável técnico em Enfermagem atua predominantemente na elaboração de programas de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, programa de limpeza e higienização, serviços de auditoria, análise e controle de equipamentos, materiais e insumos médico-hospitalares e consultorias em geral. São atividades que estão diretamente ligadas à qualidade dos serviços de saúde e à segurança de profissionais e pacientes e que, portanto, possuem alto valor agregado.

Helen Schmitt, do Departamento de Fiscalização do Coren-SC, coordena os encontros de RTs em Santa Catarina

Encontros de RTs em 2023

No ano passado, o Coren-SC realizou oito etapas do Encontro de RTs. Sete desses encontros foram regionais, e o último deles, em Florianópolis, foi o Encontro Estadual. As palestras e atividades abordam temas relacionados à atuação dos profissionais no seu dia a dia, tal como “gerenciamento de conflitos em Enfermagem” “O novo manual de fiscalização”, “trocas de experiências para conhecer realidades de diferentes regiões”, entre outros tópicos.

Ao todo, a iniciativa alcançou centenas de RTs em todo o estado catarinense. 200 deles participaram do Encontro Estadual, em Florianópolis. “Foi um sucesso. Ver os RTs engajados cada vez mais empoderados é ver uma enfermagem cada vez mais qualificada em Santa Catarina”, comentou Helen Schmitt, Coordenadora de Fiscalização do Coren-SC.

O encontro foi destaque na edição de final de ano do Jornal Informativo do Coren-SC, divulgado no primeiro trimestre de 2024. Pelo site, os profissionais acessam a versão digital e interativa do Jornal Informativo.

Clique aqui e veja as fotos do Encontro Estadual de RTs de 2023: