Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo fala no Jornal do Almoço sobre sobrecarga da Enfermagem

A edição desta quarta-feira (10) do Jornal do Almoço, da NSC TV, trouxe um tema importante que envolve a enfermagem. A saúde no estado catarinense vive uma situação crítica, e a sobrecarga nos hospitais, UPAs e demais instituições de saúde causa uma sobrecarga nos profissionais de saúde. Isso afeta principalmente os profissionais de enfermagem, que são a porta de entrada para o atendimento à população. Como resultado disso, enfermeiros, técnicos e auxiliares sofrem com jornadas desgastantes, depressão, doenças e muitos outros problemas.

A reportagem traz entrevistas com especialistas e autoridades da saúde. Entre essas personalidades, a presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo também participou, relatando de maneira drástica a realidade dos nossos profissionais.

“Vejo de forma dramática. Como se diz, é um cenário de guerra, e por isso devemos cobrar dos nossos governantes uma atitude sobre a questão das instalações físicas das unidades de saúde”, disse Maristela

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde de Santa Catarina (Sindsaúde/SC), Nereu Espezim também comentou:

“Definitivamente falta também uma valorização do profissional. Muitos profissionais acabam buscando outros vínculos, e essa sobrecarga, essa exaustão acontece justamente por causa disso, não temos valorização financeira suficiente para manter uma família”, disse.

VÍDEO: A entrevista e a reportagem completa estão disponíveis no site do GloboPlay. Clique aqui para assistir