Coren-SC e Secretaria de Estado da Saúde tratam sobre temas importantes para a Enfermagem

Nesta quinta-feira (11), o Coren-SC se reuniu com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para debater sobre importantes temas para a Enfermagem Catarinense. O Conselho foi recebido pela enfermeira e Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto. Entre o debate, pautas sobre o dimensionamento de pessoal de enfermagem, Piso da Enfermagem e também a vacinação contra a gripe.

Conselheira do Coren-SC presente na Reunião, Silvana Alves Benedet celebrou essa aproximação com o poder executivo estadual:

“É crucial que tenhamos esse canal aberto de comunicação, de reuniões e que possamos externar as necessidades e anseios da nossa categoria. Temos uma enfermeira como Secretária de Governo, e precisamos aproveitar essa evidência para conquistarmos ainda mais a valorização da nossa Enfermagem”, disse Silvana.

Dimensionamento da Enfermagem

Nos últimos dias, a discussão sobre o dimensionamento das equipes de Enfermagem ganhou forte repercussão, com a proliferação de interpretações equivocadas sobre o tema. Diante desse quadro, o Cofen revogou a Resolução Cofen n. 543/2017 que existia sobre o dimensionamento do pessoal de Enfermagem e aprovou o Parecer Normativo n. 01, de 12 de março de 2024, que dispõe sobre os parâmetros de planejamento da força de trabalho da Enfermagem pelo enfermeiro. O documento apresenta as modelagens ideais para a execução do dimensionamento, nos limites das decisões judiciais que estão em vigor.

Piso Salarial da Enfermagem

Também foi pauta da reunião o Piso Salarial Nacional da Enfermagem. O Ministério da Saúde publicou, em fevereiro, a Portaria 3.206/2024, com o valores que foram repassados em fevereiro para o cumprimento da Lei 14.434/22 em todo o Brasil. Carmen Zanotto, Secretária de Saúde do Governo do Estado de SC, atualizou o Coren-SC à respeito do pagamento e dos repasses dos valores do piso para enfermeiros, técnicos e auxiliares de hospitais e instituições estaduais em Santa Catarina.

Vacinação contra a Gripe

Por fim, o encontro também destacou a importância da vacinação para os profissionais de Enfermagem do Estado. Além da Conselheira Silvana Benedet, marcou presença também a Advogada do Departamento Jurídico do Coren-SC Lilian Benedet. As duas reafirmaram a posição do Coren-SC em auxiliar na divulgação da Campanha. Segundo a SES, após três semanas do início da Campanha foi registrada uma baixa procura pela vacina. Apenas 10% do grupo prioritário de Trabalhadores da Saúde procurou se vacinar.

“Nessa época do ano, os índices de circulação da gripe aumentam em todo o estado, é importante que os profissionais da saúde se previnam. A enfermagem é a primeira linha de atendimento, para cuidar da população é essencial que o profissional cuide de sua saúde primeiro”, disse Silvana Benedet, Conselheira do Coren-SC.

O dia D da vacinação em Santa Catarina ocorre no dia 13 de abril, sábado. essa mobilização procura aumentar os índices de vacinação em todos os municípios do estado.

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. A SES ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose.

Os grupos prioritários a serem vacinados são:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Trabalhadores da saúde;
  • Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);
  • Professores do ensino básico e superior;
  • Povos indígenas e quilombolas;
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
  • Trabalhadores Portuários;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Texto e informações: Secretária de Comunicação Social de Santa Catarina (SECOM) e Ministério da Saúde