Com catarinense Helga Bresciani na diretoria, novos conselheiros do Cofen tomam posse

As Conselheiras e Conselheiros Federais eleitos para a Gestão 2024-2027 tomaram posse e elegeram a nova Diretoria Executiva do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em sessão plenária realizada nesta quarta-feira, 17. Conselheira Federal na última gestão e antiga presidente do Coren-SC entre 2015 e 2020, a catarinense Helga Bresciani continua compondo o plenário do conselho federal, agora como 2ª Secretária, consolidando a representação do estado catarinense no Cofen.

“É uma honra e uma responsabilidade representar não somente os profissionais de enfermagem catarinenses, mas também os de todo Brasil. Agradeço ao Coren-SC pelo apoio, incentivo e parceria de sempre, e agora continuaremos trabalhando por uma enfermagem mais valorizada e participativa”, disse Helga.

Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo prestigiou a cerimônia de posse dos novos empossados do Cofen.

Veja como ficou a composição do plenário:

Manoel Carlos Neri da Silva

• Lisandra Caixeta de Aquino
  • Luana Bispo Ribeiro
  • Renne Cosmo da Costa

Novo plenário eleito do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Dos 18 integrantes, 12 são novos membros.

Comparativamente, das eleições 2021 para as de 2024, o índice de renovação do Plenário do Cofen é de 67%. Ou seja, dos 18 Conselheiros Federais eleitos neste último pleito, 12 são novos membros. O mandato se inicia no dia 23 de abril de 2024 e termina em 22 de abril de 2027.

Em seu programa de gestão, a chapa eleita apresentou 38 projetos e ações divididas em cinco eixos temáticos: fiscalização, fortalecimento da profissão, ensino e pesquisa, processos éticos e apoio institucional, técnico e financeiro aos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren).

“Além de cumprir esse programa, vamos trabalhar incansavelmente pela implantação plena do Piso Nacional da Enfermagem, pelo avanço das discussões sobre a jornada de 30 horas semanais, pela consolidação do direito ao descanso digno e pelo desenvolvimento das Práticas Avançadas de Enfermagem (PAE)”, afirma o presidente eleito do Cofen, Manoel Neri.

Texto e fotos: Cofen