Conselheiros do Coren-SC empossam CEE da SMS Araquari

Foi empossada nesta quinta-feira (18) a Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) da Secretaria Municipal de Saúde de Araquari. A Enfermeira Ana Beatriz Camacho assume o cargo de presidente da comissão, e Maísa Hostin será a secretária. Conselheiros do Coren-SC, Sandra Regina da Costa e Ângelo Vidal Alves representaram o Coren-SC na posse juntamente com Ivonei Bittencourt, que integra a Comissão de Ética do Coren-SC (CEC).

Também marcaram presença na cerimônia o Secretário de Saúde de Araquari, Valmir Jose Santhiago Jr, e a Coordenadora de Enfermagem no Município e Enfermeira Responsável Técnica, Ana Paula dos Reis.

“Esse é um momento importante para a Enfermagem do Município. Araquari vive um cenário preocupante no enfrentamento à dengue. Mais do que nunca, os profissionais de enfermagem são a porta de entrada desse atendimento, de acolhimento à população. A Comissão de Ética tem um papel de guiar, de orientar esses profissionais”, comentou Sandra Regina da Costa, conselheira e vice-presidente do Coren-SC.

Ângelo Vidal Alves também é conselheiro e representa a região Norte de SC. “Como integrante da Comissão de Ética do Coren-SC, me sinto muito orgulhoso de ver cada vez mais profissionais engajados com a ética da Enfermagem. Isso significa uma assistência mais segura e de qualidade, disse.

Membros Efetivos da CEE de Araquari

• Ana Beatriz Bruns Camacho – Enfermeira
  • Maisa Renata Hostin – Enfermeira
  • Plínio Vinícius Cunha Leitemberg – Técnico de Enfermagem

Membros Suplentes

• Dieine Patrícia Werner – Enfermeira
  • Elismara Budal Arins – Técnica de Enfermagem

As Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) são órgãos representativos dos Conselhos Regionais de Enfermagem nas instituições onde existem Serviços de Enfermagem, com funções educativa, consultiva e de orientação ao exercício ético e profissional dos profissionais de enfermagem. São funções das CEEs:

• Representar o Coren de sua jurisdição nas instituições de saúde;
  • Divulgar e zelar pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional e do seu Decreto Regulamentador, do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, do Código de Processo Ético dos Profissionais de Enfermagem, e demais normatizações emanadas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem;
  • Identificar as ocorrências éticas na instituição de saúde onde atua;
  • Receber denúncias de profissionais da mesma categoria, de outras categorias profissionais, de familiares ou acompanhantes ou de qualquer membro da comunidade, relativas ao exercício profissional da Enfermagem;
  • Encaminhar ao Coren documentação relativa a quaisquer indícios de infração ética, entre outros

Araquari e o combate à Dengue

O município contratou profissionais de saúde em caráter emergencial para atuar no enfrentamento à dengue. O aumento da procura por atendimento no Sistema Único de Saúde é um reflexo do aumento de casos de dengue no município. Segundo a Prefeitura, por dia o Pronto Atendimento 24h realiza uma média de 430 atendimentos.  Já iniciaram as atividades um médico, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem para atuar no Pronto Atendimento. Outros três técnicos foram direcionados para trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde.

Além deles, está prevista a contratação emergencial de mais dois médicos, sete enfermeiros, e 12 técnicos de enfermagem.

Informações: Secretaria de Saúde de Araquari