EDITORIAL: Enfermagem se une para avançar mais no Brasil

A maior força de trabalho da saúde brasileira concluiu mais um ciclo eleitoral com recorde de participação. De 1,2 milhões de Profissionais de Enfermagem habilitados a votar, 806 mil foram às urnas. Um recorde de comparecimento entre conselhos profissionais. Os membros da categoria elegeram diretamente as Conselheiras e os Conselheiros dos 27 Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren), que por sua vez indicaram os 27 Delegados Regionais que elegeram as 18 Conselheiras e Conselheiros do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

É um processo eleitoral parecido com o modelo praticado nos EUA e em outras grandes Democracias do mundo, onde os cidadãos elegem os Delegados Regionais, que por sua vez votam no Colégio Eleitoral que escolhe o Presidente da República. No caso do Cofen, após a eleição das 18 Conselheiras e Conselheiros Federais pelos 27 Delegados Regionais no Colégio Eleitoral, o Plenário do Cofen elegeu os 2 Secretários, os 2 Tesoureiros, o Vice-presidente e o Presidente que vão compor a Diretoria Executiva da instituição.

É um sistema seguro, legítimo e constitucional, capaz de representar e expressar a vontade da maioria. Comparativamente, das eleições 2021 para as de 2024, o índice de renovação do Plenário do Cofen é de 67%. Ou seja, dos 18 Conselheiros Federais eleitos neste último pleito, 12 são novos membros. Tratam-se de profissionais reconhecidos pela categoria, com trajetória ilibada e histórico de serviços prestados à profissão. O mandato começa em 23 de abril de 2024 e se encerra no dia 22 de abril de 2027.

Decorrido todo esse processo eleitoral, eu agradeço a honra de ser eleito Presidente do Cofen. Sinto-me plenamente legitimado e preparado para trabalhar junto com meus pares para realizar uma gestão de resultados expressivos para o avanço da nossa profissão. Sinceramente, acredito que a nossa eleição representa a melhor escolha para a Enfermagem do Brasil, tanto pelo que já realizamos, quanto pelo que ainda somos capazes de fazer daqui para frente.

Afinal, sabe por que fomos eleitos? Porque a frente da gestão do Cofen, durante a pandemia – quando todos estavam literalmente desprotegidos na linha de frente – compramos e distribuímos mais de um milhão de máscaras N95 aos Profissionais de Enfermagem; Porque criamos o Observatório de Enfermagem, para registrar e alertar a opinião pública sobre o número de adoecimentos e mortes entre os nossos profissionais; Porque aprovamos uma lei no Congresso Nacional para garantir o direito de indenização aos dependentes daqueles que infelizmente perderam a vida ou ficaram inválidos; E sobretudo, porque sempre procuramos enxergar os aspectos humanos nos processos de trabalho.

Além de ter atuação marcante em momentos de crise, o nosso grupo político teve o condão de modernizar a gestão administrativa do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, permitindo o avanço constante da fiscalização, a melhoria permanente na prestação de serviços públicos, a oferta de cursos e pós-graduações em larga escala de forma gratuita, a realização dos maiores congressos e seminários da América Latina, entre outras realizações que representam um futuro cada vez mais auspicioso para a Enfermagem Brasileira.

Mediante um planejamento estratégico eficiente, estruturamos os Conselhos de Enfermagem, por meio da aquisição de sedes, da renovação da nossa infraestrutura tecnológica, da atualização da nossa frota de viaturas e da incorporação de recursos humanos que colocam a instituição sempre na fronteira da ciência e do conhecimento. Com o suporte das nossas equipes de trabalho, estamos regulamentando as especialidades da profissão com rigor técnico e assegurando o exercício das nossas prerrogativas e competências com autonomia, independência e excelentes perspectivas de futuro em todos os campos de atuação.

Em nosso programa de gestão, temos 38 projetos e ações divididos em cinco eixos temáticos, conforme apresentamos durante o processo eleitoral. É um compromisso público, que assumimos com a categoria e com a sociedade. Além de cumprir esse programa, vamos trabalhar incansavelmente pela implantação plena do Piso Nacional da Enfermagem, pelo avanço das discussões sobre a jornada de 30 horas semanais, pela consolidação do direito ao descanso digno e pelo desenvolvimento das Práticas Avançadas de Enfermagem (PAE).

Ao longo de minha trajetória profissional, sempre acreditei no papel fundamental do Cofen como guardião dos valores e princípios que fundamentam a nossa profissão. No ofício do cuidado, aprendi o ofício da luta e hoje estamos aqui, colhendo os frutos do nosso plantio, vendo germinar a semente da esperança que depositamos em nossa união para o avanço da nossa profissão.

Penso que, ao me tornar profissional de Enfermagem, encontrei um caminho para trilhar, construir e concretizar sonhos que pareciam impossíveis de alcançar. Ao começar a vivenciar a realidade dos profissionais que se dedicam a cuidar das pessoas enfermas, encontrei o significado dos valores fundamentais da Humanidade. Entendi que atributos como o humanismo, a solidariedade, o profissionalismo, a coragem, a ética e a responsabilidade não são valores subjetivos, são características substantivas da natureza de uma profissão singular, que denominamos Enfermagem.

Com espírito público, convido cada um de vocês a acreditarem, junto comigo, que somos capazes de realizar uma gestão capaz de mudar a vida das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam do nosso trabalho. É o momento de olhar para a frente, esmerar com disposição e transformar a realidade da maior força de trabalho da saúde brasileira. É hora de construir uma Enfermagem forte, valorizada e, sobretudo, consciente de todo o seu potencial.

Vamos em frente, por mais!

Brasília, 23 de abril de 2024.

Cordialmente,

Manoel Carlos Neri da Silva