Hospital Santa Tereza empossa sua Comissão de Ética de Enfermagem

Nova Comissão de Ética do Hospital Santa Tereza, de São Pedro de Alcântara, atuará até abril de 2027

Quatro profissionais de enfermagem foram empossados nesta quinta-feira (25) na nova Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital Santa Teresa. O hospital fica situado no município de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. O HST tem 84 anos de história, e atualmente é referência em Dermatologia, Clínica Médica e Psiquiatria. Além de oferecer Residência Médica em Dermatologia, é também retaguarda de leitos para hospitais de maior complexidade.

Realizaram a posse, representando o Coren-SC, a vice-presidente Sandra Regina da Costa, e a Chefe do Departamento de Fiscalização, Karla Barzan. Vice-presidente do Coren-SC, Sandra Regina da Costa celebrou o momento de alegria: “De todas as atividades e eventos que participo pelo Coren-SC, essa é uma das mais gratificantes. Ver profissionais de enfermagem estarem em uma CEE trabalhando pela segurança dos pacientes é ver empoderamento da nossa enfermagem.”

José Augusto da Silva é enfermeiro e diretor do hospital, e atuou na gerência de enfermagem da instituição durante 27 anos.

— Pra mim, como enfermeiro e diretor, me sinto muito realizado por fazer parte da implantação dessa Comissão de Ética. Esse grupo tem uma responsabilidade imensa sobre as atitudes e comportamento dos nossos profissionais de enfermagem. Sabemos da importância desse respaldo técnico, então esse é um dia que vai ficar marcado na nossa história — disse.

Secretária de Saúde, Joselaine Stein também destacou a importância de uma CEE no Hospital Santa Tereza: “A importância da criação de uma CEE dentro do hospital tem o objetivo de fortalecer as ações da enfermagem. Não somente sobre conduta com colegas, mas também relacionado às ações e atividades praticadas diariamente com os pacientes”.

A Comissão de Ética, que atuará entre abril de 2024 e abril de 2027, é composta por quatro profissionais:

Membros efetivos

• Marlene da Silva – Enfermeira
  • Álvaro Tadeu Antoniazzi – Enfermeiro
  • Renata Reitz – Técnica de Enfermagem

Membros Suplentes:

• Maria Isabel Cardoso – Enfermeira
  • Marcelo Guimarães Prata – Técnico de Enfermagem

Ao todo, quase 300 servidores atuam no Hospital Santa Tereza.

Sobre as Comissões de Ética:

As Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) são órgãos representativos dos Conselhos Regionais de Enfermagem nas instituições onde existem Serviços de Enfermagem, com funções educativa, consultiva e de orientação ao exercício ético e profissional dos profissionais de enfermagem. São funções das CEEs:

• Representar o Coren de sua jurisdição nas instituições de saúde;
  • Divulgar e zelar pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional e do seu Decreto Regulamentador, do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, do Código de Processo Ético dos Profissionais de Enfermagem, e demais normatizações emanadas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem;
  • Identificar as ocorrências éticas na instituição de saúde onde atua;
  • Receber denúncias de profissionais da mesma categoria, de outras categorias profissionais, de familiares ou acompanhantes ou de qualquer membro da comunidade, relativas ao exercício profissional da Enfermagem;
  • Encaminhar ao Coren documentação relativa a quaisquer indícios de infração ética, entre outros