Cuidados Paliativos: Grupo de Trabalho do Coren-SC mapeia profissionais de SC

O Coren-SC, por meio de seu Grupo de Trabalho sobre Cuidados Paliativos criou um observatório para obter mais dados sobre profissionais de enfermagem que atuam na área em todo o estado catarinense. Por meio de formulários de pesquisa, o grupo pretende mapear e estabelecer uma rede de contato com profissionais de enfermagem e interessados sobre o tema. As informações serão catalogadas por um formulário do Google Forms. As perguntas são voltadas para profissionais/instituições que atuam em três áreas distintas:

A Portaria Nº 168 do Coren-SC, criou, em março de 2024 o Grupo de Trabalho, que é composto por quatro profissionais. A enfermeira Sabrina da Silva de Souza coordena o GT, e é acompanhada por Joeli Basso, Maristela dos Santos e Paula Zugno.

PARTICIPE DA PESQUISA DE MAPEAMENTO SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS EM SC

O Grupo de Trabalho sobre Cuidados Paliativos tem os seguintes objetivos:

  1. Colaborar na socialização dos conhecimentos e trazer reflexões, no sentido de contribuir para a prática e a formação de profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, frente ao processo de cuidar de pessoas com doenças ameaçadoras da vida em cuidados paliativos;
  2. Responder às indagações de profissionais sobre a área temática, quando instalados pelas instâncias do Coren-SC;
  3. Colaborar nas atividades da Câmaras Técnicas, contribuindo na elaboração de respostas e Pareceres Técnicos e/ou Instruções Normativas referentes ao tema;
  4. Assessorar e orientar à Diretoria e Plenário referente a temática de Cuidados Paliativos.

O que são Cuidados Paliativos?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define cuidados paliativos como abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e suas famílias. Previne e alivia o sofrimento, através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais. A Resolução 729/23 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), aprovada em dezembro e publicada em 15 de janeiro do Diário Oficial, aprova a Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do SUS. O atendimento tem como objetivo principal promover a qualidade de vida dos pacientes, considerando seus valores e sua história.

Histórico

Há registros de cuidados paliativos desde a antiguidade, com as primeiras definições sobre o cuidar. O marco moderno, associando desde o controle de sintomas e alívio da dor ao sofrimento psicológico, é a fundação da St. Christopher, na Inglaterra. Sua fundadora Cicely Saunders graduou-se em Enfermagem e dedicou sua vida ao alívio do sofrimento humano. Insatisfeita com os cuidados prestados a pacientes críticos, graduou-se posteriormente em Serviço Social e Medicina, em busca da atenção integral.

Metas a serem alcançadas com o projeto:

  • Produzir tecnologia de cuidado para mapear os serviços de enfermagem em Cuidados Paliativos em Enfermagem Santa Catarina
  • Contribuir na qualificação dos Cuidados Paliativos em Enfermagem Santa Catarina.
  • Avançar no desenvolvimento de tecnologia digital e na construção de conhecimentos voltados aos Cuidados Paliativos em Enfermagem Santa Catarina.
  • Publicação em artigos em periódicos nacionais e internacionais dos dados do mapeamento dos Cuidados Paliativos em Enfermagem Santa Catarina.
  • Apresentação dos resultados do observatório de Cuidados Paliativos em Enfermagem Santa Catarina em eventos internacionais e nacionais sobre Cuidados Palitivos.