Encontro de Comissões de Ética de Enfermagem 2024 – Etapa Joinville

Joinville recebeu, na sexta-feira (3), a 1ª etapa dos Encontros Regionais de Comissão de Ética de Enfermagem de 2024. O encontro aconteceu no auditório do Senac, e retoma o projeto que foi um sucesso em 2023. Ao todo, serão sete etapas, em todas as regiões catarinenses.

Cerca de 60 pessoas participaram desta primeira atividade, em Joinville. As atividades desenvolveram conteúdos voltados à Ética na Enfermagem. Os participantes (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) representaram 15 instituições da Região Norte/Nordeste de SC. Estiveram representados os municípios de Joinville, Jaraguá do Sul, Araquari, São Bento do Sul, Mafra e Rio Negrinho. A programação contemplou temas como “Condução e desfecho das denúncias éticas recebidas pelas CEE”, “Imperícia, imprudência e negligência nas práticas de enfermagem”, entre outros.

O planejamento do evento iniciou com uma reunião entre os presidentes das CEE da região, promovido pelos membros da CEC Ivonei Bittencourt e Márcia Aparecida Baems Pereira, onde definiram alguns pontos do evento como o compartilhamento das experiencias de cada CEE.

Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo realizou uma fala de abertura ao lado do Conselheiro Ângelo Vidal e comemorou a atividade:

“Estamos consolidando um projeto que deu muito certo no ano passado. Capacitando nossos profissionais, envolvendo cada vez mais nossa Enfermagem nas atividades do Coren-SC. Agradeço mais uma vez a cidade de Joinville pela recepção”, comentou.

Também marcaram presença integrantes da Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SC (CEC):

  • Maria Elisabeth Kleba (coordenadora)
  • Ivonei Bittencourt
  • Márcia Baems

Ivonei Bittencourt, que atua na região Norte de Santa Catarina, apresentou a palestra  “Imperícia, imprudência e negligência nas práticas de enfermagem”:

— Esse é um tema extremamente importante para eles. Decisões tomadas de maneira incorreta podem ocasionar danos irreversíveis tanto para os profissionais, quanto para a população que está sendo atendida. Por isso debater esses aspectos éticos é tão importante”, comentou.

O evento também contou com um momento cultural com a apresentação da palhaça Vera Sincera interpretada pela atriz Thuani Stolf que além de divertir a plateia fez refletir sobre a importância de cada um em um trabalho em grupo.

Na sequencia cada CEE apresentou suas fortalezas e suas fragilidades, gerando uma rica troca de experiência, conduzido pelos membros da CEC Marcia Aparecida Baems Pereira e Luciana Perosso. O evento foi concluído com a apresentação dos fiscais da subseção Joinville, Deyse Bertotti e Charles Carvalho de Souza, que falaram sobre a importância dos registros de enfermagem.

A Conselheira do Coren-SC, Denise Thum, que é integrante da Comissão de Ética de Enfermagem da Secretária Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, destacou a importância de participar de um evento sobre CEEs: “Foi uma tarde incrível com as equipes das Comissões de Ética de Enfermagem de Enfermagem da Região Norte/Nordeste. Aqui a gente não só se capacita, mas também troca experiência e saí desta tarde ainda mais preparado para abordar estes temas nas nossas instituições”, pontuou.

A presidente da CEC, Maria Elisabeth Kleba fez o encerramento do evento, mostrando-se muito satisfeita com a participação todos, além de agradecer ao Senac de Joinville pela cessão do espaço.

Veja mais fotos da atividade: