Coren-SC e Aben-SC lotam auditório da Alesc em Abertura da Semana da Enfermagem

Semana da Enfermagem 2024

Uma noite histórica para a Enfermagem catarinense: Mais de 400 pessoas estiveram no auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta quinta-feira (9), na Abertura da Semana da Enfermagem. O evento, realizado em conjunto entre Aben-SC e Coren-SC reuniu centenas de profissionais e acadêmicos de enfermagem, em Florianópolis.

A mesa de abertura trouxe personalidades importantes da enfermagem catarinense, com representantes tanto da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-SC), quanto do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SC). Compuseram a mesa as seguintes autoridades:

• Enfa. Dra. Maristela Azevedo – Presidente do Coren-SC
  • Enfa. Dra. Jussara Gue Martini – Presidente da Aben-SC
  • Enfa. Dra. Angela Alvarez Coordenadora do Departamento de Enfermagem Gerontológica da ABEn Nacional;
  • Enfa. Dra. Carmen Zanotto – Secretária Estadual de Saúde;
  • Enfa. Dra. Talita Cristine Rosinski. – Subsecretária de Saúde Pública de Florianópolis;
  • Enf. Dr. Michel Maximiliano Faraco – Diretor geral do Hospital Governador Celso Ramos
  • Fernanda Antunes Luz – Conselheira do Coren-SC e 1ª Tesoureira da atual Gestão representando os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem

Além das centenas de pessoas que participaram presencialmente, no auditório Antonieta de Barros, da Alesc, o evento ainda mobilizou profissionais à distância. Toda a Abertura da Semana de Enfermagem foi transmitida ao vivo pelo Youtube do Coren-SC e pela plataforma CofenPlay.

REVEJA AS PALESTRAS E ATIVIDADES DA ABERTURA DA SEMANA DE ENFERMAGEM

Discursos de abertura

Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo fez questão de mencionar o momento difícil que vivem os profissionais de enfermagem do Rio Grande do Sul, que trabalham nos resgates e apoio às famílias afetadas pelas chuvas das últimas semanas:

— Hoje estamos vivendo um momento dramático, onde nossos colegas profissionais de enfermagem estão precisando de nós. Temos esse laços de trabalho, de amizade e nos solidarizamos com o povo gaúcho. Hoje estamos aqui celebrando mas não podemos esquecer de quem está passando por dificuldades. Vamos continuar construindo uma enfermagem valorizada e participativa.

Jussara Gue Martini, presidente da Aben-SC falou sobre a união da enfermagem, que lotou o auditório da Alesc:

— É um prazer ver esse auditório lotado para falarmos de Enfermagem, dessa vez reforçando a parceria Coren-SC e ABEn-SC. Isso mostra como uma enfermagem unida é muito forte. Estamos aqui para discutir e construir estratégias da nossa área profissional para superar as dificuldades que enfrentamos do dia de hoje. Muito obrigado a todos pela presença — disse.

Personalidades importantes da enfermagem catarinense, Helga Regina Bresciani e Ana Paula Lima deixaram um recado em vídeo. Helga presidiu o Cofen na última década, e atualmente, é conselheira federal do Cofen. Ana Paula Lima é deputada federal, e atua em defesa da enfermagem na esfera legislativa, com inúmeros projetos e inciativas aprovadas. É autora da lei que institui o Observatório da Violência contra a Mulher em Santa Catarina e tem empreendido diversas outras lutas pelos direitos das mulheres, pelo fim da discriminação e pela humanização do parto.

Palestras estimulam debate sobre tecnologia e desenvolvimento da Enfermagem

Para encerrar o evento, duas atividades científicas proporcionaram reflexão as dezenas de profissionais e estudantes de enfermagem sobre seu futuro. Edlamar Katia Adamy é Enfermeira e professora do curso de pós-graduação da UDESC – Chapecó. Ela trouxe a palestra “romper bolhas no mundo atual para o resistir e coexistir da enfermagem”.

Na sequência, a Enfermeira Ticiane Gomes Santiago, do Coren-CE, de maneira dinâmica, falou sobre o impacto das tecnologias para o futuro da enfermagem. Ticiane falou sobre comunicação, competências para o futuro, inteligência artificial e tecnologias no dia a dia da enfermagem atualmente.

“O profissional de Enfermagem precisa ter iniciativa, precisa ter pensamento analítico. Se hoje estamos falando sobre a importância da inteligência artificial, é porque isso é importante, porque isso vai estar presente no nosso futuro.”, disse.

A Semana da Enfermagem Coren-SC e Aben-SC:

Ao todo, serão um conjunto de atividades realizadas por todo o estado catarinense, em parceria com instituições de ensino e de saúde que contenham serviços de Enfermagem. Este ano cada entidade possui a sua temática: na ABEn-SC o título será “Romper bolhas no mundo atual para o resistir e o coexistir da enfermagem”, e pelo Coren-SC o tema destaca o “Impacto das Tecnologias para o futuro da Enfermagem: Formação. Ética e Cuidado”. Este último é o tema definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para a campanha de 2024.

Além do evento de abertura, o Coren-SC e o Cofen vão apoiar e participar de atividades realizadas por instituições de todas as regiões. Serão dezenas de atividades e parcerias com Escolas Técnicas, Cursos de Graduação e Pós-Graduação, Instituições e Sindicatos da Saúde. Além da abertura e, em Florianópolis, serão 28 atividades contemplando as regiões onde estão instaladas as (06) seis subseções do Coren-SC:

• Subseção Blumenau
  • Subseção Caçador
  • Subseção Chapecó
  • Subseção Criciúma
  • Subseção Joinville
  • Subseção Lages

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DA ENFERMAGEM 2024 NA SUA REGIÃO

Confira mais imagens da Abertura da Semana da Enfermagem 2024

VEJA AS FOTOS DIVULGADAS PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA