Nesta terça-feira (14), a Comissão de Ética de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma participou da Tribuna Livre na Câmara de Vereadores do Município. Em comemoração a Semana de Enfermagem 2024 o Vereador Daniel Antunes (União Brasil) convidou a CEE para apresentar a importância da Enfermagem e as funções das Comissões de Ética.
Durante a sessão, a Presidente da CEE Enfermeira Lucimara Nunes Ferreira, acompanhada pela Técnica de Enfermagem Sara de Lima Borges Cardoso e a Enfermeira Responsável Técnica Eliane Camargo Salib, apresentou aos membros da Câmara e ao público o conceito das Comissões de Ética e as funções que exercem no município.
A Enfermeira RT Eliane Camargo Salib apresentou uma iniciativa da CEE que reúne os profissionais de enfermagem por categoria em reuniões mensais para abordar as questões éticas, técnicas e dificuldades dos profissionais da categoria. Eliane diz que é uma forma de valorizar e capacitar os profissionais para que a população seja beneficiada.
“Acredito que temos que valorizar mais a nossa classe. Não existe cuidado sem um profissional da enfermagem”, afirma a Enfermeira RT.
Comissões de Ética de Enfermagem
As Comissões de Ética de Enfermagem são órgãos representativos do Coren-SC, formados de forma autônoma e imparcial, em Instituições de Saúde onde existam atividades de Enfermagem. O objetivo das CEEs é orientar, conscientizar, assessorar e fazer a vigilância do exercício ético dos profissionais de Enfermagem.